Com a proximidade da inauguração do Passo Fundo Shopping, a Prefeitura já planeja a execução de alterações no trânsito para aumentar a segurança de quem trafega pela Avenida Presidente Vargas. Em breve, a instalação de semáforos, alterações de mão e acessos, e criação de faixa elevada serão executadas. A intenção é de que todas as alterações previstas estejam concluídas até dois meses antes da inauguração do empreendimento para que os condutores possam se adaptar às mudanças.
O adjunto da Secretaria de Obras, Gustavo Heurich, explica a partir da conclusão do plano de mobilidade em 2014, a Prefeitura passou a avaliar os grandes empreendimentos não só pelo aspecto de engenharia, mas também pelo impacto que causam no sistema viário no entorno. Com isso passou a exigir relatórios de impacto de vizinhança. No caso do Passo Fundo Shopping, esse estudo mostrou a necessidade de mudanças e a partir de diretrizes que já existiam para intervenções na Avenida Presidente Vargas, foram planejadas alterações para aumentar a segurança e facilitar o fluxo da via. “Obtivemos nessa semana a contagem de fluxo e existem pontos em que o fluxo é superior à Avenida Brasil e indica que precisamos fazer intervenções. Por isso precisamos priorizar o fluxo da Avenida, aumentar a segurança e diminuir riscos de acidentes”, introduz. Conforme Heurich, quase 30 vias que chegam à Avenida Presidente Vargas não têm continuidade no outro lado, o que aumenta em muito o fluxo na via. “Sempre pedimos que as pessoas tenham um pouco de paciência porque o início sempre é um pouco desconfortável”, enfatiza.
As indicações de intervenção incluem a eliminação das conversões à esquerda nos pontos onde isso é possível e aplicação de mão única nas vias transversais, também onde há a possibilidade. Além disso, haverá a instalação de semáforos em cruzamentos, laço de quadra, entre outras medidas.
Confira as alterações:
Esquina da Avenida Presidente Vargas com Rua Scarpeline Ghezzi - já havia previsão e será instalado um semáforo.
Cruzamento da Avenida Presidente Vargas com Rua Leopoldo Vila Nova – a rua passará a ter mão única a partir do portão do Shopping em direção à Avenida Presidente Vargas, no restante continua como mão dupla para permitir acesso das pessoas que moram na região da Santa Maria. Será instalado semáforo que terá tempo específico que priorizará a saída do Regimento da Brigada Militar que poderá ser acionado quando necessário.
Laço de quadra no sentido Centro-Bairro – Quem se desloca pela Avenida na direção Centro-Bairro poderá acessar o Shopping pelo laço de quadra feito pela Rua da Brigada, Rua Riachuelo e saída pela Rua Albino Lazaretti, no antigo Clube Industrial onde hoje funciona a Escola Bom Pastor. O laço foi projetando para atender a demanda da escola, para quem quer entrar no Shopping ou retornar ao Centro. Terá sinalização e indicação para as diferentes possibilidades.
Cruzamento da Rua Albino Lazaretti com Avenida Presidente Vargas - será aberto e terá semáforo.
Cruzamento da Rua São Roque que hoje tem semáforo na esquina do Zaffari, será interrompido para canalizar o fluxo pela Rua Albino Lazaretti.
Cruzamento da Rua Camilo Ribeiro com Avenida Presidente Vargas – terá semáforo e será o único ponto em que será permitida a conversão à esquerda pelo semáforo. A Rua Camilo Ribeiro vai ter mão única até próximo à Semeatto, que facilitará o trânsito de veículos de grande porte que acessam a empresa. Vai ser formado um mini-anel na saída da Semeatto que será feita em mão única pela Rua Belém, perto do Armazém São Roque, que também terá semáforo.
Acesso e saída da Planaltina – o trevo de acesso á Planaltina, na Rua Itapetininga, também terá alterações, tendo em vista que acidentes com morte já aconteceram no local. A partir das alterações funcionará apenas como saída dos Bairros Bom Jesus e Planaltina. A saída também poderá ser feita pela Rua Albino Lazaretti. O cruzamento da Rua Itapetinigna com a Avenida terá alterações no canteiro central e semáforo para facilitar a visibilidade de quem sai do bairro e acessa a avenida em direção ao Centro. O acesso ao bairro que hoje é feito pela Rua Itapetininga vai ser feito pela Rua Dorvalino Souza que é a continuação da Rua Belem - no sentido Centro-Bairro, no Armazém São Roque entra à direita e se direciona pela Rua Álvaro de Quadros para a Planaltina.
Ciclovia e ciclofaixa
A instalação da ciclovia e da ciclofaixa já foi iniciada e não terá alteração no fluxo dos veículos. Ela será instalada nos mesmos moldes do Boqueirão e não irá diminuir pista nem tirar estacionamentos. Alguns cruzamentos serão sinalizados, mas nada significativo. Em frente ao Shopping será feita uma faixa de travessia elevada.