OPINIÃO

Ponto de vista

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As convenções nem foram realizadas e o movimento dos pré-candidatos já é expressivo. Ne sexta-feira (20), dirigentes e filiados ao PP de Getúlio Vargas e municípios vizinhos receberam a senadora Ana Amélia Lemos para um almoço na AABB. Eleita para a Câmara Alta em 2010 a jornalista e ex. chefe da sucursal da RBS em Brasília, vai buscar a reeleição. Há quatro anos Ana Amélia disputou o governo do Estado com outros seis candidatos. Em que pese ter ponteado as pesquisas ao longo da campanha, obteve 21,79% dos votos ficando fora do segundo turno, disputado por José Ivo Sartori (PMDB) e Tarso Genro (PT). Em Getúlio Vargas ela recebeu 3.121 votos, 1.275 a menos dos recebidos por Sartori.

I I

Com uma legislação eleitoral mais rigorosa os pré-candidatos a Câmara Federal e Assembleia Legislativa só vão poder encomendar material impresso com a oficialização da candidatura e a emissão do CNPJ. Por enquanto apenas o corpo-a-corpo e as redes sociais. Deputado estadual e pré-candidato a federal Maurício Dziedricki (PTB) esteve em Getúlio Vargas no último dia 13 de abril. Na companhia do vereador Vilmar Soccol (PTB) e de Pedro Tomelero (PTB) visitou correligionário e os veículos de comunicação. Ronaldo Santini (PTB) candidato a reeleição para Deputado Federal também esteve na região. Ele conta com o apoio do prefeito Mário Luiz Ceron (PTB), de Ipiranga do Sul, e do ex. vereador Vilson Barbizan (PTB).

 

I I I

O diferencial da eleição deste ano em relação às anteriores é o número de pré-candidatos com domicilio eleitoral em municípios do Alto Uruguai. O ex. prefeito de Erechim Paulo Polis é a grande aposta do MDB para a Câmara dos Deputados. Prefeito de Áurea entre 2013 e 2016, Ito Adolfo Müller deverá ser um dos quatro candidatos do PPS do RS a deputado federal. Ex. funcionário do Banco do Brasil Müller trabalhou em Getúlio Vargas e esteve nesta semana na cidade. Ele fará dobradinha com a deputada estadual Ana Ortiz (PPS). Na região o PPS elegeu em 2016 o prefeito de Erebango e Faxinalzinho, e a vice-prefeita de Estação. Polis e Müller deixaram o PT após o final de seus mandatos de prefeito.

 

Curtas:

# O PSL, partido do deputado Jair Bolsonaro elegeu sua comissão provisória no município de Erechim.

# Para presidente do PSL do maior município do Alto Uruguai foi eleito Gilberto Fiorentin e para vice o ex. vereador Abrão Martins.

# A provisória municipal do PSL de Erechim conta com a orientação de Carmen Flores e Bibo Nunes, presidente e vice-presidente do PSL/RS.

# A vereadora Deliane Assunção Ponzi (MDB) apresentou na sessão de quinta-feira (19) projeto que cria o Programa Vereador Mirim de Getúlio Vargas.

# Na mesma sessão o vereador Vilmar Soccol (PTB) sugeriu ao executivo uma reavaliação dos valores cobrados da taxa de coleta de lixo nos Distritos de Souza Ramos e Rio Toldo.

# E o executivo teve aprovada lei que cria a Ouvidoria Geral do Município de Getúlio Vargas.

 

Dito & Feito:

Moradores das ruas centrais da cidade de Getúlio Vargas participaram de uma audiência na tarde de sexta-feira (20) na Sala do Júri, no Forum. Na pauta o problema crônico que se arrasta há anos: o som alto nos carros e a algazarra ao longo das madrugadas. 

 

Gostou? Compartilhe