OPINIÃO

Fatos 24.04.2018

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Capítulo
Mais um capítulo na novela do PSDB local. Agora, a Juiza da 3ª Vara Cível da Comarca de Passo Fundo, Lizandra Cericato concedeu tutela antecipada (liminar) ao ex-presidente do diretório municipal do partido, Enio de Oliveira, para que o diretório estadual faça o registro do diretório local eleito (Vinícius de Moura como presidente e Mateus Wesp como vice-presidente), junto ao sistema da Justiça Eleitoral. No processo, a parte alega que, por não haver registro no sistema, “o partido está impedido de desfiliar membros, tampouco movimentar contas bancárias.” Por esta razão, a juíza estabeleceu prazo de 10 dias para que o diretório estadual procede a anotação do novo diretório junto à Justiça Eleitoral. A Juíza designou audiência de conciliação para o dia 03 de julho, às 16h, a ser realizada no CEJUSC, sala 01, 7º andar.

 

Recurso
O jurídico do diretório estadual representado pelo advogado Caetano Cuervo Lopuno informa que o partido foi notificado da decisão ontem à tarde, mas que ainda não tomou conhecimento dos detalhes do processo e as motivações dos autores. “Vamos analisar os fundamentos da ação e, a partir disso, fazer análise e recorrer para defender a decisão de cancelamento das eleições, já que o procedimento adotado pela executiva teve por base o estatuto do partido”.

 

Relembrando
O diretório municipal realizou eleição em outubro do ano passado. Foi eleito o ex-vereador Valdair Gomes de Almeida como presidente e o vereador Mateus Wesp como vice-presidente. Cerca de 30 dias depois, Valdair deixou o PSDB e se filiou ao PR. Assumiu Vinícius de Moura. No entanto, em março deste ano, o diretório estadual anulou o processo, acatando argumentos do grupo do vereador Fernando Rigon e Evandro Zambonato, de que houve falhas na condução das eleições. A executiva estadual faria um encontro em Passo Fundo para tentar compor com os dois grupos uma comissão provisória, o que acabou não acontecendo.

 

Montando o time
Darcy Francisco Carvalho dos Santos, renomado especialista em finanças públicas e previdência, será o coordenador do programa de governo para a área fiscal do pré-candidato a governador Mateus Bandeira(NOVO). O economista, que foi colega de Bandeira na Secretaria da Fazenda, é respeitado em áreas que certamente pautarão a campanha de todos os candidatos ao Piratini, como o ajuste das contas públicas.

 

Apostas

A Havan é desejo de muitos municípios da região. Além de Carazinho, como a coluna publicou na semana passada, também Erechim faz esforço para conquistar o empreendimento. O município conseguiu aprovar, recentemente, horário livre para o comércio local e aposta no comércio como setor para alavancar a economia.

 

 

Gostou? Compartilhe