OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Hipertensão Arterial
 
O Programa de Residência Multiprofissional desenvolvido pelo Hospital da Cidade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Universidade de Passo Fundo promove uma feira de saúde alusiva ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, lembrado em 26 de abril. A feira será realizada na quinta-feira (26), das 09h às 15h no Espaço Multiuso do Edifício Centenário do HC, com entrada pela Rua Uruguai. A equipe de saúde irá orientar a população sobre os cuidados para a prevenção da hipertensão arterial, além de realizar aferição da pressão arterial, medição da circunferência abdominal e cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), orientações médicas sobre hipertensão e teste de colesterol, após avaliação multiprofissional e conforme fatores de risco. 


Campanha do Agasalho

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, lança, na próxima quarta-feira, dia 02 de maio, a Campanha do Agasalho 2018. A abertura da campanha será feita às 9h no Teatro Municipal Múcio de Castro. No local haverá coleta para aqueles que quiserem doar agasalhos, cobertores e alimentos.

 

Vacinação contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe já iniciou e pode ser encontrada em 24 unidades de saúde com salas de vacinação. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários elegíveis pelo Ministério da Saúde, o que representa aproximadamente 63 mil doses de vacina. A população-alvo se divide entre os grupos prioritários, os grupos com comorbidades e os grupos de risco. O acompanhamento individual de contagem é realizado apenas com os grupos prioritários pelas metas que precisam ser cumpridas.

 

Vacinação contra a gripe II

Devem se vacinar pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. O horário de atendimento das salas de vacinas é de segunda a sexta-feira - CAIS: 8h às 18h; ESF: 8h às 11h30 e das 13h às 16h30; Ambulatórios: 8h às 11h30 e das 13h às 16h30; e UBS: 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

 

Vacinação em casa

O Programa Vacinação em Casa também iniciou. Ele foi criado pela Prefeitura de Passo Fundo para levar a vacina contra o vírus da gripe até a residência de pessoas com 60 anos ou mais de idade, e que tenham dificuldades de locomoção. O atendimento domiciliar da equipe do programa poderá ser solicitado pelo telefone (54) 3046-0153. O serviço estará disponível nos turnos da manhã e tarde.

 

Fórum Norte Gaúcho do Trigo

O município de Estação sedia a 4ª edição do Fórum Norte Gaúcho do Trigo. O evento acontece na próxima sexta-feira (27/04), na comunidade Vista Alegre. Será promovido pelas entidades, Sindicato Rural de Getúlio Vargas, prefeitura de Estação, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (Accias), Faculdades Ideau, Emater/RS-Ascar, e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Getúlio Vargas. A expectativa de público é de mais de 300 pessoas.

 

Imposto de Renda

O prazo final para a entrega da Declaração de Imposto de Renda se encerra em 30 de abril. A estimativa é que sejam enviadas 28,8 milhões de declarações. Mais de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2018 ainda não foram entregues à Receita Federal.

 

Direitos Humanos

Mais de 40% de crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em situação domiciliar de pobreza no Brasil, o que representa 17,3 milhões de jovens. Em relação àqueles em extrema pobreza, o número chega a 5,8 milhões de jovens, ou seja, 13,5%. O que caracteriza a população como pobres e extremamente pobres é rendimento mensal domiciliar per capita de até meio e até um quarto de salário mínimo, respectivamente. Os dados são da publicação ?"Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil?", divulgados ontem pela Fundação Abrinq. O relatório mostra que 18,4% dos homicídios cometidos no Brasil em 2016 vitimaram menores de 19 anos de idade, um total de 10.676. A maioria desses jovens (80,7%) foi assassinada por armas de fogo.

 

Natalidade

Nos próximos dois anos, apenas 19% dos brasileiros pretendem ter filhos, 17% por gravidez e 2% por adoção. É o que mostra uma pesquisa sobre natalidade, divulgada pelo Ibope. Do total de entrevistados, 79% não pretendem ter filhos até 2020, e 2% não sabem. A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 15 e 18 de março com 1.491 pessoas com mais de 16 anos, em 143 municípios de todas as regiões do país. O Nordeste é a região onde as pessoas estão mais abertas à maternidade/paternidade, 19% pretendem ter filhos biológicos e 3% querem adotar uma criança. Lá, 76% não pretendem ter filhos. Na Região Sul, apenas 11% pretendem ter filhos biológicos, e 87% não pretendem nos próximos dois anos.

Gostou? Compartilhe