A Prefeitura de Passo Fundo tem trabalhado intensamente para garantir a instalação da Havan no município no menor prazo possível. Processos internos estão sendo acelerados para que ocorra a emissão do alvará e a empresa possa começar a construir sua loja no terreno do bairro Petrópolis, ao lado do Stock Center. Convicto de que o investimento é de grande importância para a cidade, o prefeito Luciano Azevedo reiterou nesta terça-feira o esforço para que a obra se torne realidade.
?""Fizemos o possível para assegurar que Passo Fundo fosse uma das duas cidades do Rio Grande do Sul a receber a Havan. Estamos em contato permanente com a empresa para criar todas as condições necessárias para que a instalação ocorra"?", afirmou Luciano. O prefeito enfatizou que a Prefeitura seguirá trabalhando para que o empreendimento seja concretizado como toda a comunidade espera.
O Relatório de Impacto e Vizinhança da obra já foi aprovado e os técnicos da Prefeitura concluíram a primeira análise do projeto de construção do empreendimento. No momento, o Município aguarda as respostas da empresa em relação aos questionamentos feitos para que seja emitido o alvará e a obra possa iniciar. "?"Nosso compromisso está sendo cumprido. Demos todo o apoio institucional para a instalação da empresa e estamos desburocratizando processos internos para agilizar o início da obra"?", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva.
A Prefeitura aguarda, ainda, a negociação entre a Havan e o Sindicato dos Comerciários, que trata da abertura da loja em feriados. "?"Tendo em vista o anseio da comunidade para que o investimento se efetive e garanta a geração de empregos, esperamos que o Sindicato tenha maior flexibilidade nessa questão"?", observou o secretário. Conforme anunciado pelo presidente da Havan em fevereiro, a loja de Passo Fundo terá aproximadamente 7 mil metros quadrados e deve gerar 150 empregos diretos. O investimento será de R$ 25 milhões.
Primeiros contatos em 2015
As primeiras tratativas da Prefeitura para a vinda da Havan ocorreram ainda em 2015. À época, a empresa informou que não tinha planos de investir no Rio Grande do Sul em curto prazo. Mesmo com a negativa, os contatos tiveram sequência. Após decisão da Havan de retomar sua expansão no Sul do país, o Município intensificou a aproximação com a empresa e conseguiu motivá-la a fazer de Passo Fundo uma das duas cidades gaúchas a receberem o empreendimento. No início de 2018, ocorreu uma visita formal à sede da empresa, em Brusque, para tratar de forma definitiva da instalação na cidade. O anúncio oficial da vinda da Havan para Passo Fundo ocorreu no dia 22 de fevereiro.