OPINIÃO

Fontes em off

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Voo da Chapecoense I
A Aeronáutica Civil da Colômbia apresentou na sexta-feira relatório final sobre o acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense, time de futebol brasileiro que ia de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) para Medellín (Colômbia), onde disputaria a final da Copa Sulamericana contra o Atlético Nacional. O acidente ocorreu no dia 29 de novembro de 2016 e resultou na morte de 71 das 77 pessoas a bordo – a maioria, integrantes da equipe brasileira.

Voo da Chapecoense II
De acordo com o documento, a tripulação sabia que a aeronave da empresa boliviana LaMia viajava com pouca quantidade de combustível, fator determinante para a tragédia. Informes preliminares da Aeronáutica Civil colombiana já apontavam que o avião estava com excesso de peso quando caiu, mas que a causa do acidente foi a falta de combustível.

Plebiscito
O governador em exercício José Paulo Cairoli reuniu-se, com o secretário-chefe da Casa Civil, Cleber Benvegnú, para tratar de questões referentes à adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal.O governo do Estado está empenhado, neste momento, em aprovar na Assembleia Legislativa o projeto de lei que autoriza a realização de plebiscito para ouvir a população sobre a privatização ou federalização da CEEE, da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Sulgás.

Aviação
A Secretaria dos Transportes e o Departamento Aeroportuário (DAP) definiu o desenvolvimento da aviação regional entre as prioridades para a infraestrutura do Rio Grande do Sul. As ações desenvolvidas foram apresentadas no 8° Seminário Airport Infra Expo 2018, em Brasília. O secretário adjunto dos Transportes, Vanderlan Frank Carvalho, foi um dos convidados do evento, que visa a promover o desenvolvimento e a integração do setor aeroportuário na América Latina. Frank palestrou no painel 'Integração do planejamento da malha aérea brasileira com o desenvolvimento dos aeroportos', no qual apresentou o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDM).

Educação
Mesmo depois de promover o contato dos diretores de escolas estaduais com o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, o Bate-Papo com os Diretores continua em andamento. Os principais departamentos da Secretaria da Educação (Seduc) analisam as quase 1,8 mil solicitações obtidas nas conversas com os gestores das instituições de ensino. “Já estamos trabalhando para dar uma resposta às demandas mais recorrentes. Mesmo as questões pontuais, referentes a uma única escola, não podem ficar sem resposta”, afirmou Krummenauer.AR-RS).

UPPs
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que algumas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro serão extintas. Não foram informadas quantas serão atingidas pela medida. A região metropolitana do Rio conta com 38 UPPs.Ele defendeu a reavaliação e extinção de algumas UPPs. “Houve uma expansão maior do que as pernas do estado poderiam manter com os recursos que se tinha. Isso degradou uma grande parte das UPPs. Em segundo lugar, as UPPs eram a ponta de um projeto onde você teria a polícia pacificadora, mas o estado deveria entrar com saúde, educação, etc. O que também não entrou”, disse.

BNDES
O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou sexta-feira uma chamada pública para apoiar projetos de incorporação de tecnologias digitais na educação pública. Serão disponibilizados pela instituição R$ 20 milhões não reembolsáveis do Fundo Social do BNDES. O edital é uma parceria com o Ministério da Educação e integra o Programa de Inovação Educação Conectada do governo federal, lançado em novembro, que tem como objetivo levar, até 2024, internet de alta velocidade e assegurar a inserção tecnológica como ferramenta pedagógica a todas as escolas públicas.

Gostou? Compartilhe