Erechim
Neste dia 30 de abril, Erechim comemora o seu Centenário. Emancipado em 1918, o então 8º Distrito de Passo Fundo ficou com uma enorme área territorial que, ao longo dos anos, também foi fracionada para criação de outros municípios. O desenvolvimento econômico, dentro do eixo ferroviário, teve períodos como o extrativismo dos pinhais, os frigoríficos, o trigo, a erva-mate e o industrial. No auge dos frigoríficos, o transporte aéreo foi fundamental para a logística da produção. Por alguns anos, cinco grandes empresas operaram simultaneamente no Aeroporto Comandante Kraemer. Diferente da cidade-mãe, Erechim teve planejamento urbano e rural. Na cidade o traçado viário foi inspirado em Paris, permitindo ruas e calçadas espaçosas. No campo, em terrenos muito acidentados, as áreas foram distribuídas através da colonização realizada pela Comissão de Terras. Assim, a partir de Erechim, o Alto Uruguai recebeu colonos italianos, judeus, poloneses e alemães. Isso permitiu que, além dos rostos com traços europeus, muitos conhecimentos técnico-industriais e uma dose de cultura europeia moldassem o perfil da sociedade erechinense. De todos os municípios que se emanciparam de Passo Fundo, Erechim é o principal deles. Com grande crescimento econômico e populacional, é, hoje, o segundo polo em importância no Norte do Rio Grande do Sul. E, para quem ainda não sabia, eu sou nascido em Erechim, mas muito bem recebido e aquerenciado aqui em Passo Fundo. Assim, também comemoro com muito orgulho esses 100 anos.
Norte
Não é difícil reunir pessoas para formar um clube, uma associação, sindicato ou outra entidade. Criar é fácil, difícil é manter. Poucas entidades vão adiante, pois tropeçam na desagregação ou nas sempre evidentes vaidades. Outras até vão mais longe, mas poucas mantêm os objetivos inicias. Um desses raros exemplos é o Sinduscon de Passo Fundo. Desde 1986 mantém seus princípios inalteráveis e uma mesma postura diante da sociedade. Por praxe, que até lembraria a monarquia, segue uma espécie de linha sucessória que reforça a unidade da entidade. Na semana passada, o administrador Leonardo Gehlen assumiu a presidência do Sinduscon. É um jovem construtor e a sua família também é do segmento, atuando no ramo de madeiras. Ou seja, Leonardo já carrega os princípios da entidade. Mas o novo presidente abre uma nova etapa de renovação interna, pois terá ao seu lado outros jovens associados. Porém, como o Sinduscon nunca perdeu o seu próprio Norte, isso não significa mudanças ou novos caminhos. Ao contrário, é apenas uma oxigenação para não perder o rumo.
Voando
Prometidos para 24 de março, os voos entre Passo Fundo e Porto Alegre têm nova data para decolar: 21 de maio. Isso de acordo com a solicitação da Two Flex Táxi Aéreo, que promete voos alimentadores da Gol com o Interior do estado. Ainda não há venda de passagens, mas já estão no Hotran os pedidos para duas frequências ao dia, de segunda a sexta, entre Passo Fundo e Porto Alegre. A solicitação é para um voo pela manhã e outro à tarde. Nessa ligação a empresa utilizará um monomotor Cessna Caravan com capacidade para nove passageiros.
Trilha sonora
Pra matar saudades da Antena 1: Rupert Holmes - Him
Use o link ou clique
https://goo.gl/YodKxB