OPINIÃO

Fatos 04.05.2018

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Injustiça

O PSB cometerá uma injustiça histórica se optar por José Fortunati como candidato ao Senado em detrimento de Beto Albuquerque. A disputa interna se deu depois do ingresso do ex-prefeito de Porto Alegre na legenda. “O partido não pode virar as costas ao principal protagonista da sua história”, desabafou um socialista, que se diz indignado e desiludido com os rumos ditados pelos atuais dirigentes. O diretório estadual cancelou a reunião que deveria acontecer no sábado, 5, e que definiria o candidato ao Senado. Em nota, disse que “é necessária uma definição maior da conjuntura política e eleitoral Nacional com a possibilidade concreta de candidatura própria através do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa. Também alega indefinições nas coligações majoritárias para a disputa ao governo do Estado. É que o PSB demonstra inclinação para apoiar Sartori, mas negocia vaga ao Senado. O PMDB, no entanto, tem indicado o ex-governador Germano Rigotto para a disputa.

Comissão

O vereador Patric Cavalcanti, DEM, quer reativar a Comissão Especial para tratar da duplicação e reestruturação da BR 285, no trecho do perímetro urbano. A proposta, protocolada ontem, passa agora por comissões e depois segue ao plenário. A Comissão vai reforçar a atuação da Frente Parlamentar da AL, conduzida pelo deputado Gilberto Capoani, MDB. A tarefa é unir forças para viabilizar recursos no orçamento de 2019 para a realização do projeto de duplicação da rodovia.

Força política

“O processo agora é político”, disse Patric, ao justificar a reativação da comissão. No próximo dia 23, o vereador e o deputado estarão em Brasília para uma audiência com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Eles buscarão a interferência do gaúcho para que o Dnit consiga colocar como prioridade no orçamento do próximo ano, recursos para a elaboração do projeto da duplicação da BR 285, no valor de R$ 1,7 milhão. Se isso for viabilizado, o Dnit terá um ano para apresentar o projeto e depois disso, começa uma nova luta para conseguir os recursos para a obra.

Aeroporto

A Secretaria dos Transportes encaminha para a Procuradoria Geral do Estado, até o dia 10 de maio, o edital para a obra do Aeroporto Lauro Kortz. Com parecer jurídico, ele segue para a Cage e poderá ser publicado até o fim do mês. A expectativa é do deputado Capoani, que está acompanhando o processo bem de perto.  

 

 

Gostou? Compartilhe