Jaboticabal recebe o Projeto Relendo Passo Fundo

Acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF) e a comunidade estarão participando de percurso guiado pelo bairro

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O projeto “Relendo Passo Fundo”, realizado pelo projeto de extensão VivA!emau – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e pelo “Projeto UPF e movimentos sociais: desafios das relações étnico-raciais” da Universidade de Passo Fundo (UPF), promove, no próximo sábado, dia 5 de maio, a sua 5ª edição. A atividade, desta vez, ocorrerá no bairro Jaboticabal, sendo desenvolvida em parceria com a turma do oitavo ano da Escola Municipal Fredolino Chimango.

 

De acordo com a coordenadora do projeto VivA!emau, professora Carla Portal Vasconcellos, o evento busca resgatar e valorizar a história do bairro, descobrindo os significados e as relações construídas pelos moradores ao longo do tempo por meio de um percurso urbano guiado pelos alunos. “Não temos as histórias dos bairros de Passo Fundo, por esse motivo, a importância de fazer esse resgate. Antecipadamente, os alunos selecionaram os espaços que eram importantes, relacionados à memória afetiva da comunidade e por meio do percurso estaremos conhecendo”, explicou.

 

Conforme a professora Carla, o cartaz de divulgação ao evento faz alusão a uma passagem da história do bairro em que a comunidade foi caminhando até a prefeitura para pedir luz. Durante o percurso, serão visitados alguns prédios, como o da escola e o da igreja do bairro. “Visitaremos alguns pontos que são conquistas do bairro, como o ginásio e o posto de saúde. Os alunos conversaram com os avós porque há poucos registros, então, a maioria do levantamento foi realizada por meio da história oral”, conta.
 
O Relendo contará ainda com a parceria dos Urban Sketchers e do Laboratório de Áudio e Vídeo (Lavau) da UPF, que registrarão os momentos por meio de desenhos e fotografias. O evento encerrará com apresentações artísticas de hip hop. Integrantes de um grupo de grafiteiros também participarão, produzindo um mural que ficará em exposição na escola.

Gostou? Compartilhe