Após a finalização da drenagem com nova tubulação, as obras da avenida Brasil estão em fase de preparação para o asfalto. A equipe de trabalho realiza a compactação da base para o asfalto, além da retirada do basalto do canteiro central para fazer a ciclovia e o caminhódromo, de acordo com o projeto. Dentro de até duas semanas deve começar a fase final da primeira etapa, com a pavimentação da via. As obras acontecem no trecho que fica entre a avenida Rui Barbosa e a rua Dr. Verdi de Césaro, no sentido bairro/centro.
A partir da próxima semana também será colocada nova tubulação entre a rua Dr. Verdi de Césaro e o trevo da BR 285, no centro/bairro. O processo se assemelha ao serviço feito no mesmo trecho, mas no sentido bairro/centro. Por ser uma tubulação de diâmetro menor, o trabalho pode ser realizado em meia pista apenas, sem alterar os desvios.
Segundo o secretário adjunto de Obras, Gustavo Heurich, após a conclusão iniciará a 2ª etapa da 1ª fase, entre a rua Dr. Verdi de Césaro e o trevo da BR 285 no sentido bairro/centro: “quando iniciar esta nova etapa os desvio mudam, com o sentido bairro/centro sendo total na pista de contrafluxo (contramão) e o sentido centro/bairro sendo o mesmo de agora, mas com a diferença de que não será mais possível usar a Dr. Verdi de Césaro, seguindo apenas pela Morom até o trevo do bairro São José”, explicou. As mudanças serão divulgadas com antecedência para a comunidade se organizar.
Ao todo, a obra terá quatro fases e várias etapas em cada uma delas. As etapas seguintes são: 2ª etapa – rua Dr. Verdi de Césaro até o trevo da BR 285; 3ª etapa – trevo da BR 285 até a rua Dr. Verdi de Césaro; e 4ª etapa – Dr. Verdi de Césaro até a avenida Rui Barbosa. O projeto geral prevê a revitalizada da principal avenida da cidade para recuperar e modernizar a infraestrutura de cerca de 5,5 quilômetros entre o trevo da BR 285 e a rua 20 de Setembro.
As obras são realizadas pela empresa Bolognesi Infraestrutura Ltda, vencedora da licitação realizada pela Prefeitura de Passo Fundo.
A obra
As obras estão divididas em três projetos: o primeiro abrange pavimentação, ciclovia, drenagem, acessibilidade e sinalização; o segundo compreende ampliação e substituição da rede de esgoto; e o terceiro inclui melhorias na rede de infraestrutura elétrica. O investimento total será de R$ 17 milhões, incluindo recursos da Prefeitura de Passo Fundo, financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e convênio com a Corsan.
Na parte de pavimentação serão utilizados quatro métodos diferentes, de acordo com a situação atual do pavimento, diagnosticada nos levantamentos técnicos. Em alguns locais, por exemplo, será necessário substituir todo o pavimento, já em outros, apenas a camada de asfalto. Nos pontos de parada de ônibus será executado pavimento em concreto para evitar deformações excessivas.
O caminhódromo e a ciclovia terão cerca de dois quilômetros de extensão, do trevo da BR 285 até a rua Rodrigues Alves, no bairro Petrópolis. Já os passeios públicos serão adequados às normas de acessibilidade em todos os trechos.
A rede de infraestrutura elétrica e lógica será implementada em toda a extensão da obra e servirá, futuramente, para receber por via subterrânea a iluminação dos canteiros centrais, a rede de fibra ótica para o sistema de videomonitoramento e a rede de lógica para implantação de sistemas de informatização das áreas públicas do município. Por último, a rede de drenagem será modernizada para evitar alagamentos.
As próximas fases
Obras da Avenida Brasil – 2ª fase | avenida Rui Barbosa – rua Rodrigues Alves
A 2ª fase abrange o trecho que vai da avenida Rui Barbosa até a rua Rodrigues Alves. Nesta fase, a cada duas ou três quadras a avenida deverá ser fechada totalmente. Os fluxos de desvios serão pelas ruas Morom e Paissandú.
Obras da Avenida Brasil – 3ª fase | rua Rodrigues Alves – Jacinto Vilanova
Fechando um ano de obra, de acordo com a previsão, a 3ª fase vai da rua Rodrigues Alves até a rua Jacinto Vilanova.
Obras da Avenida Brasil – 4ª fase
Esta fase será planejada posteriormente. O primeiro ano de obras será utilizado de modelo para organizar as intervenções que serão feitas na área central, onde há mais fluxo de trânsito com veículos e pedestres.
Obras na Avenida Brasil avançam
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