OPINIÃO

Fatos 08.05.2018

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Havan

A proposta formalizada ontem pela Havan aos comerciários, para viabilizar a instalação em Passo Fundo, não é de se jogar fora. Avança em muitos pontos: oferece 110% de hora extra, vale-alimentação e um piso um pouco maior. A novidade é a oferta de participação nos lucros com o pagamento de um salário a mais no ano, sendo 50% em junho e 50% junto com o 13º. Isso em troca de manter os três feriados desejados pela empresa, para se instalar na cidade: Natal, Ano Novo e Dia do Trabalhador. A Havan, que negocia também em Caxias do Sul, quer se instalar em Passo Fundo e já manifestou interesse por Santa Maria. O documento que agora será examinado pelo Sindicato, foi entregue pelo representante jurídico da empresa, José Mello de Freitas ao dirigente Tarciel da Silva.

Lei seca

No programa Sem Segredo da Rádio Uirapuru, no sábado, que voltou a tratar da perturbação do sossego público e da eficácia da lei municipal que proíbe consumo de bebidas em locais públicos, o Ten. Cel. Volnei Ceolin fez uma ponderação arejada. A ação de fiscalização deveria ser o último recurso, porque se a lei foi criada obedecendo todas as instâncias necessárias, cabe somente ao cidadão cumprir esta lei e não enfrentá-la. O descumprimento de leis no Brasil passa por uma questão cultural e educacional. Na verdade, os brasileiros vivem um paradoxo: cobram leis rígidas para um monte de coisas, mas na hora de cumprí-las, preferem a arbitrariedade. Vai entender!

Rigotto ao Senado

Ganha força dentro do PMDB gaúcho a tese de o partido indicar pelo menos uma das vagas ao Senado Federal na chapa majoritária para as eleições 2018. Durante encontros regionais do PMDB em Santana do Livramento e Rosário do Sul, Fronteiras Sudoeste e Oeste, respectivamente, a Associação de Vereadores e a Fundação Ulysses Guimarães (FUG-RS) lançaram a pré-candidatura do ex-governador Germano Rigotto para a disputa ao Senado.

Moeda de troca

O PMDB, no entanto, precisa de alianças com outros partidos, como o PSB, que ainda está no páreo com Beto Albuquerque. Por isso, o presidente do partido, Alceu Moreira tem dito que, oficialmente, a legenda está em tratativas com possíveis aliados para compor uma chapa representativa para a reeleição de Sartori, portanto, observou que não pode antecipar o debate. Em contrapartida, destacou que os movimentos partidários têm total liberdade para sugerir nomes para a vaga e, evidenciou, que a indicação de Rigotto ocorre em boa hora. 

 

Gostou? Compartilhe