OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 5 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ingresso Especial Imed
Está aberto o período para Transferência, Reingresso e Ingresso Especial na IMED Passo Fundo. O processo se destina às vagas remanescentes do processo seletivo de inverno, para o semestre 2018/2, conforme a disponibilidade de vagas nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia. Interessados podem realizar a abertura de protocolo na Central de Atendimento da instituição ou diretamente pela internet, pelo site ingressoespecial.imed.edu.br. A IMED está credenciada ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, a instituição possibilita, através do CredIES IMED que os alunos financiem até 50% de sua formação. Ambos os programas permitem que os acadêmicos tenham acesso a bolsas integrais ou parciais de estudos ou financiem sua graduação, uma vez que os benefícios são ofertados em todos os cursos da instituição.

 

Semana dos Alimentos Orgânicos
A UPF realizará ações durante a Semana dos Alimentos Orgânicos. A Semana é uma mobilização nacional, na qual a UPF participa com a finalidade de sensibilizar e promover espaços de formação sobre essa temática no período de 14 de maio a 9 de junho de 2018. A programação contempla oficinas, exposições e ações de sensibilização sobre a alimentação. A primeira atividade ocorre no dia 19 de maio, na Praça Irmã Maria Catarina, das 7h às 13h, e também integra o mês comemorativo aos 20 anos da Feira Ecológica da Cooperativa Mista e de Trabalho Alternativa LTDA (Coonalter). As ações seguem no dia 22 de maio, em frente ao Centro de Convivência da UPF, Campus I, às 10h e às 15h.

Semana dos Alimentos Orgânicos II

Também serão realizados cinedebates com a exibição do documentário “As sementes”, que tem direção de Beto Novaes e Cleisson Vidal. As exibições ocorrem sempre às 19h30min, no dia 14 de maio, no Campus I, no auditório do IFCH; no dia 17 de maio, no auditório do Campus Carazinho; no dia 24, no auditório do Campus Sarandi; e no dia 30, na sala 310 do Campus Casca. Em junho, nos dias 4 e 8, será realizada uma exposição de fotos dos catadores do galpão da Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (Coama), no hall da Faculdade de Educação (Faed), Campus I, e na Rádio Uirapuru, na Avenida Sete de Setembro, Centro. A programação completa está disponível no site www.upf.br/agenda.

 

Festa do Pijama
O aprendizado de um outro idioma pode ser mais efetivo quando acontece de forma lúdica. Por isso, o Senac Passo Fundo realiza a Slumber Party no dia 18 de maio. O evento é uma Festa do Pijama, a qual objetiva aprimorar os conhecimentos sobre o idioma. A atividade na escola, localizada na avenida Sete de Setembro, 1045, a partir das 19h. A programação da Slumber Party conta com atividades como entrevista em inglês, filmes, músicas, festa, torta na cara, confraternização, ditado interativo, dança maluca e desfile de pantufas. O Senac Passo Fundo está com inscrições abertas para as turmas de Inglês para jovens e adultos nos níveis Básico e Pré-intermediário. Matrículas devem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/passofundo ou presencialmente na escola. Mais informações pelo telefone (54) 3313-4599.

 

Exposição
Até o dia 30 de maio o Sesc Passo Fundo (Avenida Brasil, 30), em parceria com o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, recebe a exposição “A Diversidade do Feminino”. Com entrada franca, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no Espaço Expositivo do Sesc local, o público pode conferir obras que dialogam com as mulheres, a figura feminina representada por homens e mulheres em diferentes épocas e períodos. O projeto busca proporcionar uma reflexão sobre os papéis representados pelas mulheres através da história: as mães, as tatuadas, as freiras, as casadas, as solteiras, as empresárias, as divorciadas, as viúvas, enfim, as mulheres que fizeram do mundo o que ele é. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (54) 3313-4318, no site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo e na página www.facebook.com/sescpassofundo.

 

Doação de campanha
As pessoas físicas que quiserem financiar com recursos próprios o pré-candidato de sua preferência à eleição deste ano podem fazê-lo, desde ontem, via crowdfunding, também conhecido como “vaquinha virtual”. A novidade foi regulamentada neste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após ter sido prevista pelo Congresso na minirreforma eleitoral de 2015. A vaquinha foi aprovada pelos parlamentares depois da proibição da doação de empresas para candidatos.Os pré-candidatos poderão lançar páginas na internet para receber as doações, mas estão vetados de pedir votos diretamente, sob a pena de serem processados por campanha eleitoral antecipada.

Doação de campanha II
Para doar, o cidadão deve utilizar uma das empresas intermediadoras cadastradas no TSE. Até o momento 20 plataformas do tipo fizeram o cadastro. A lista completa pode ser encontrada no site do tribunal. A depender da empresa, a doação poderá ser feita via boleto, cartão de crédito ou até mesmo dinheiro em espécie, a depender da empresa que intermediará a transação. Há um limite diário para a doação, de R$ 1064,10 por CPF, previsto pelo TSE como forma de prevenir fraudes. O doador deve ficar atento às taxas administrativas que podem ser cobradas pelo serviço - desde um valor fixo a uma pequena porcentagem do valor doado.

 

Economia
O setor de serviços fechou o mês de março com queda de 0,2% em relação a fevereiro, na série com ajuste sazonal. Com a retração de fevereiro para março, o setor fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 1,5%. Já o resultado acumulado dos últimos 12 meses fechou negativo em 2%. Os dados relativos à Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicam que, em relação a março do ano passado, na série sem ajuste sazonal, o volume de serviços variou -0,8%.
Economia II
Segundo o IBGE, a queda de 0,2% de fevereiro para março deste ano reflete variações negativas em três das cinco atividades investigadas, com destaque para serviços profissionais, administrativos e complementares, cuja retração foi de 1,8%. Os demais resultados negativos vieram dos segmentos de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,8%) e de outros serviços (-0,4%). Fecharam com resultados positivos as atividades de serviços de informação e comunicação, que cresceram 2,3%, e os serviços prestados às famílias, com expansão de 2,1%. Já o agregado das atividades turísticas subiu 2% em relação a fevereiro.

 

Violência LGBTfóbica
Portaria do Ministério dos Direitos Humanos publicada ontem no Diário Oficial da União institui o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica. O documento tem como proposta promover e articular ações que combatam à violência, priorizando o respeito à dignidade e diversidade humana. De acordo com a publicação, a coordenação do pacto será realizada pela Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos. Já a adesão de entes federados será feita por meio de suas respectivas secretarias ligadas à promoção e defesa de direitos humanos, mediante preenchimento de termo de adesão.
Violência LGBTfóbica II
O lançamento oficial do pacto está previsto para acontecer hoje, em meio a uma série de assembleias, seminários, plenárias e painéis que marcam a semana de luta contra a LGBTfobia. As atividades fazem referência também ao Dia Internacional de Combate à Homofobia, lembrado na próxima quinta-feira (17). Em 2017, o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, recebeu 1.720 denúncias de violações contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Desse total, 70,8% foram por discriminação. Na sequência, aparecem violências psicológicas e físicas, com 53,3% e 31,8%, respectivamente.

Gostou? Compartilhe