Grupo de Pele do HC
Com o intuito de sensibilizar a equipe de colaboradores do Hospital da Cidade sobre as formas de prevenção da ocorrência de lesões por pressão, o Grupo de Pele do HC iniciou nesta segunda-feira (21/05) as ações da 1ª Campanha de Prevenção de Lesão por Pressão. “Esta campanha tem como finalidade sensibilizar profissionais de saúde para a prevenção da lesão por pressão, visando melhorar a qualidade e a segurança da assistência prestada aos pacientes” pontua o grupo. Ao longo do período estabelecido para a realização da campanha estão programadas diversas atividades de orientação e educação profissional sobre o tema, visando ampliar a qualidade e a segurança do atendimento ao paciente durante o período de internação hospitalar.
Aposentadoria I
Desde ontem, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixou de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. Antes, o segurado precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.
Aposentadoria II
Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância. Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido. Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.
Censo 2020
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou o primeiro teste de coleta de dados pela internet para o Censo Demográfico 2020. O ensaio ocorrerá em 52 municípios das cinco grandes regiões, incluindo domicílios de todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. O recurso já havia sido utilizado em 2010 em poucos casos, mas apenas como alternativa à entrevista presencial em ocasiões em que ela não foi possível. O objetivo principal do teste é avaliar o que o IBGE conseguirá com o auto-preenchimento do questionário, em comparação ao presencial. Embora o questionário seja idêntico, o teste não será executado igualmente em todas as áreas. A iniciativa está dividida em três grupos (A, B e C), de acordo com características demográficas. A forma de divulgação e de acesso aos questionários (e-ticket via Correios, agente de pesquisas ou acesso liberado) será diferente em cada um dos grupamentos.
Recursos para pesquisa I
A IMED por meio dos seus seis programas de Pós-graduação Stricto Sensu, em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia aprovaram, por meio do edital FAPERGS/CAPES 03/2018 projetos que receberão subsídio de cerca de R$80.000,00 em equipamentos direcionados para pesquisa. O Edital “PRÓ-EQUIPAMENTOS” propõe apoiar a aquisição ou manutenção de equipamentos já existentes, destinados a programas de pós-graduação (PPGs) Stricto Sensu recomendados pela CAPES, priorizando investimentos em equipamentos de pequeno e médio porte, bem como de material permanente, de caráter multiusuário.
Recursos para pesquisa II
Segundo a coordenadora de Pós-graduação Stricto Sensu e Pesquisa da instituição, professora Dra. Daiane Folle, “iniciativas da FAPERGS e da CAPES como esta são fundamentais para contribuir com as instituições de ensino públicas e privadas, na busca pela qualificação das pesquisas por meio da modernização e aquisição de equipamentos para uso direto nas pesquisas aplicadas. Equipamentos como computadores, impressora 3D, câmera para conferência, estação meteorológica, espectrofotômetro são exemplos das demandas feitas pelos pesquisadores e que terão caráter multiuso entre os diversos PPGs da instituição”. Os coordenadores dos PPGs trabalharam no sentido de integrar as demandas e os projetos, para que os equipamentos possam ter um caráter multiuso entre os programas, trazendo benefício direto para os atuais 223 alunos de pós-graduação Stricto Sensu da IMED. O recurso será alocado para uso exclusivo do desenvolvimento de pesquisa aplicada dentro da instituição.
Câncer de Mama I
O 2º Simpósio de Câncer de Mama reunirá renomados especialistas do país para discutir recentes avanços no diagnóstico, cirurgia, radioterapia e terapia medicamentosa. O evento, promovido pelo Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), ocorre nos dias 25 e 26 de maio, no auditório Biomédico da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), campus II, na Rua Teixeira Soares, 817, Centro, em Passo Fundo/RS. O câncer de mama é o mais incidente e a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. Em 2016, a doença matou cerca de 1,2 mil pessoas no Rio Grande do Sul, conforme dados do DataSUS. Na região Norte, foram 100 mortes. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 59 mil novos casos em 2018.
Câncer de Mama II
O evento conta com o apoio da UPF, UFFS, Imed, Fasurgs, Acisa, Ameplan, Unimed, Instituto de Patologia de Passo Fundo (IPPF), Liga de Combate ao Câncer de Passo Fundo, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), além do patrocínio da Pfizer Oncology, Laboratório Roche, Laboratório Libbs, Astrazeneca, Novartis Oncologia e Clínica Kozma. O evento é destinado para estudantes, médicos e demais profissionais da saúde interessados. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site do CTCAN (www.ctcan.com.br).