Encontro
A Associação dos Jornais do Interior (ADI) participou de um jantar com o governador José Ivo Sartori, na noite de segunda-feira. O diretor-presidente do Jornal O Nacional, Mucio de Castro Filho, esteve presente e aproveitou a ocasião para conversar pessoalmente com o governador a respeito de projetos da empresa e sobre Passo Fundo, município que tem sido destaque estadual em termos de desenvolvimento, reconhecido pelo próprio Sartori.
Extinção de fundações I
A Procuradoria Geral do Estado obteve, junto ao Tribunal de Justiça, a suspensão de decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que impedia a extinção de seis fundações da Administração Pública, conforme previsto na Lei 14.982/17. São elas: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB), Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), Fundação de Economia e Estatística (FEE), Fundação Piratini (FCP/TVE), Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) e Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).
Extinção de fundações II
A PGE argumentou que a decisão monocrática do TCE contrariou decisão anterior do Tribunal Pleno do TCE a respeito do mesmo pedido; usurpou competência do Judiciário, único órgão que poderia suspender lei estadual em suposto caso de confronto com a Constituição Federal; desrespeitou cláusula de reserva de plenário, que determina a necessidade da declaração de inconstitucionalidade, quando realizada por tribunais, observar o voto da maioria absoluta dos seus membros; violou competência privativa do governador do Estado na definição de política pública de Estado, além de outros aspectos que permitiam inclusive o exame do seu mérito pelo Tribunal de Justiça. Também apontou a grave insegurança jurídica que a decisão agora suspensa ocasionava, prejudicando o funcionamento dos serviços das fundações, tanto os que continuarão a ser desempenhados pelo Estado, quanto os que serão transferidos para a iniciativa privada.
Vestibular Imed
O Vestibular de Inverno da IMED Campus Passo Fundo está com inscrições abertas até o dia 30 de maio. Candidatos interessados em participar do processo seletivo e concorrer a uma das vagas podem acessar o site vestibular.imed.edu.br e escolher entre realizar a prova tradicional ou utilizar a nota do ENEM. O valor da inscrição é de R$ 20,00. Para esse concurso, estão sendo ofertadas 905 vagas em oito cursos de graduação. Em Passo Fundo, estão disponíveis 555 vagas nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia. Para os alunos que desejarem realizar a prova presencial, ela acontece no dia 02 de junho, a partir das 14h.
Inflação I
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), que calcula a prévia da inflação oficial, registrou taxa de 0,14% em maio. O índice é inferior às prévias de abril deste ano (0,21%) e de maio de 2017 (0,24%). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 acumula taxas de inflação de 1,23% no ano e de 2,7% em 12 meses. O principal impacto na prévia da inflação de maio veio do grupo de despesas saúde e cuidados pessoais, que teve alta de preços de 0,76% no período. A pressão foi exercida pelos itens planos de saúde (1,06%) e remédios (1,04%).
Inflação II
Outro grupo de despesas com impacto importante foi habitação, com taxa de inflação de 0,45% na prévia de maio, puxada pela energia elétrica, que, com alta de preços de 2,18%, foi o item com maior reflexo individual no IPCA-15. Transportes, por outro lado, foi o grupo de despesas que mais ajudou a frear a inflação, com queda de preços de 0,35%, resultado influenciado pelo preço do etanol, que caiu 5,17%, e as passagens aéreas, que recuaram 14,94%. Os alimentos e bebidas também tiveram deflação (queda de preços), de 0,05%, assim como os artigos de residência (0,11%).
Impostos I
Hoje é o Dia da Liberdade de Impostos e estabelecimentos de 15 estados e do Distrito Federal aderiram à iniciativa. A ação é liderada pela CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem) e tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga de impostos e apoiar a simplificação tributária no Brasil. Supermercados, drogarias, shoppings centers, padarias, restaurantes e concessionárias de veículos vão aderir ao evento e oferecer descontos de até 70%.
Impostos II
A proposta do DLI é que, por um dia, os comerciantes deixem de repassar ao consumidor o percentual que pagam em impostos. Entre os participantes, postos de gasolina venderão 100 mil litros de combustível com 40% de desconto, exatamente a alíquota de impostos que compõe o valor final. Os estabelecimentos participantes serão divulgados pelas CDL participantes, à medida em que houver adesões.
Arteterapia I
Foram entregues oficialmente ao Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e ao Museu Histórico Regional (MHR) os mosaicos produzidos pelas alunas da Oficina de Arteterapia, desenvolvidas pelo curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF). A colocação das obras nas escadarias do pátio interno dos Museus, que pertencem ao Espaço Cultural Roseli Dolesky Pretto, foi concluída na tarde desta terça-feira, dia 22 de maio, e foi considerada um presente da comunidade pelos aniversários do MAVRS e do MHR, celebrado no dia 18 de maio. A entrega também fez parte das comemorações do Mês Internacional dos Museus.
Arteterapia II
Oferecida há mais de 20 anos, a Oficina de Arterapia é vinculada ao Programa Comunidades Sustentáveis e ao Projur Mulher e Comunidade, da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), que incentiva iniciativas que visam à sustentabilidade, à preservação do meio ambiente e à importância das relações humanas. Semanalmente, o grupo de mulheres da terceira idade se reúne para participar de atividades, que são articuladas com recursos das artes visuais e também da música e de outros recursos dramáticos que integram a arteterapia. As aulas são realizadas no Espaço de Ação Educativa do MAVRS e do MHR. Além da professora Mariane, as atividades também são conduzidas com a ajuda de uma bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e Assuntos Comunitários (Paidex) e de duas bolsistas voluntárias.
Juros
A CAIXA promoveu a redução de juros da linha de capital de giro para micro e pequenas empresas. Os clientes já podem contratar o produto com taxas a partir de 0,95% a.m., uma redução de 19%. O banco também ampliou o acesso ao crédito, com disponibilidade de R$ 25 bilhões em 2018. O objetivo é se posicionar como a grande parceira do setor, ofertando soluções financeiras com condições especiais, auxiliando na manutenção das atividades das empresas, com geração de emprego e renda.