A Reitora
A Universidade de Passo Fundo chega aos seus 50 anos, dona de uma maturidade invejável. Fruto da ação de homens e mulheres que construíram, cada um a sua maneira, a história desta instituição que mudou radicalmente a realidade da região Norte do Estado. Passo Fundo (a cidade sede) e a região tem na UPF o marco do desenvolvimento. Para chegar onde chegou, formou mais de 70 mil profissionais das mais diversas áreas, protagonizou lutas de referência, esbanjou sabedoria ao multiplicou conhecimento. Pois esta jovem instituição de 50 anos, que nos orgulha tanto, continua a fazer história quebrando paradigmas ao eleger a primeira mulher Reitora. De um processo democrático, transparente e que mobilizou quase 10 mil pessoas da comunidade acadêmica, a professora Bernadete Maria Dalmolin saiu vencedora com a chapa 2. O desafio: fazer uma gestão compartilhada.
Luta de todos
Embora os prejuízos sejam evidentes para vários segmentos da economia e a greve mantida pelos caminhoneiros, a briga contra o aumento constante dos combustíveis (gasolina e diesel) é de todos os brasileiros. Não há um cidadão neste país que não reclame desta extorsão que vem sendo feita pela Petrobrás desde o ano passado. A conta do rombo causado pela mão-grande de políticos inescrupulosos (sejam eles de qual partido for), e quase fechou a empresa, está sendo paga pelo rico dinheirinho dos trabalhadores. Esta é a verdade.
Perecível
Dentre os maiores prejudicados no movimento estão os agricultores. Com produtos perecíveis como o frango, por exemplo, e com a indústria suspendendo o abate, certamente muitos terão que sacrificar os animais.
Adesão
Prefeitura de Mato Castelhano vai aderir a greve de boa parte dos municípios gaúchos. Não dará expediente nesta sexta-feira. A Prefeitura de Passo Fundo optou por manter as atividades.