Vereador quer que idosos e pessoas com mobilidade reduzida sejam vacinados em casa

A proposta de Gleison não é uma novidade para Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O vereador Gleison Consalter (PSB) quer levar a vacinação para dentro das casas dos idosos e das pessoas com mobilidade reduzida. A partir de um Projeto de Lei, ele busca que esses grupos possam receber as doses inclusas nas Campanhas Nacionais de Vacinação sem ter de se deslocar às unidades de saúde.

 

De acordo com o parlamentar, idosos e pessoas com deficiências ou doenças que afetam a capacidade de locomoção, muitas vezes, não participam dos movimentos de imunização pelas dificuldades que encontram para chegar aos locais de distribuição. “Elas ficam suscetíveis a várias doenças que poderiam ser evitadas pela vacinação. O caso dos idosos requer ainda mais atenção, já que muitos têm a imunidade comprometida”, aponta no projeto.

 

A proposta de Gleison não é uma novidade para Passo Fundo: ela amplia um serviço que hoje é prestado diante da imunização contra o vírus Influenza por meio do Programa Vacinação em Casa, promovido pela Prefeitura. A ação conta com equipes da Secretaria de Saúde, que, mediante agendamento, vão até as residências.

 

Conforme Gleison, o Projeto de Lei, além de ampliar a vacinação, fará da atividade uma prática a ser cumprida por todas as gestões. “Em 2018, o Vacinação em Casa completa seis anos de execução. É uma ação importante, mas que pode deixar de ser feita porque não está atrelada a uma lei. Se o projeto for aprovado, nós temos essa garantia e a vacinação acontecerá dentro de todas as campanhas nacionais, não sendo apenas contra o vírus Influenza”, reitera.

Gostou? Compartilhe