A Prefeitura de Passo Fundo informa que a maioria dos serviços públicos funciona normalmente no município, mesmo com a greve dos caminhoneiros ainda incerta quanto ao fim. Apenas três secretarias estão sendo mais afetadas: Obras, Transportes e Serviços Gerais e Saúde.
A Secretaria de Obras aguarda a liberação de três caminhões: dois com transporte de britas e outro com transporte de um trator. Além disso, o asfalto da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), destinado às obras da Avenida Brasil, ainda não chegou a Passo Fundo, assim como o asfalto de terceirizadas. Já a Secretaria de Transporte e Serviços Gerais tem um caminhão de esgotamento no bloqueio da greve.
Os serviços de saúde como viagens e deslocamentos de urgências estão sendo realizados pela Secretaria de Saúde, e também não há falta de medicamentos. A única medida causada pelo desabastecimento de materiais é a suspensão de coletas de exames de laboratório nos Cais a partir desta terça-feira (29). Quem necessitar do serviço com urgência, como gestantes, por exemplo, deve se dirigir até o Hospital Municipal.
Na educação os trabalhos transcorrem sem dificuldades até o momento. A Secretaria de Educação mantém as aulas das escolas municipais e os serviços básicos para atender os alunos.
Apesar da paralisação realizada no início da tarde dessa segunda-feira (28), as empresas de transporte coletivo – Codepas, Coleurb e Transpasso – operam dentro da normalidade e devem seguir assim nos próximos dias.
Greve dos caminhoneiros: maioria dos serviços da Prefeitura funciona normalmente
· 1 min de leitura