Lixo acumulado na Usina
As 140 toneladas de lixo recolhidas todos os dias em Passo Fundo estão sendo armazenadas na Usina de Triagem e Transbordo, desde terça-feira da semana passada. Por causa da greve dos caminhoneiros, que ontem completou oito dias, o lixo que não é reciclado aqui, deixou de ir para Minas do Leão. A Fepam emitiu uma nota autorizando que o município faça este depósito acima da capacidade, por se tratar de uma situação emergencial. O secretário municipal do Meio Ambiente, Rubens Astolfi, disse que não dá para dizer ao certo quanto mais de resíduo o local comporta, mas acredita que mais esta semana ainda há espaço. Depois, o problema deve se agravar. Mesmo que o transporte seja retomado esta semana, o município poderá levar até um mês para limpar a Usina.
Biodiesel
A Bsbios suspendeu a operação de suas indústrias desde quinta-feira por falta de matéria prima. Com um faturamento diário de R$ 15 milhões, a empresa acumula prejuízos.
Semelhança
A greve dos caminhoneiros despertou a indignação de todos em relação a tudo o que está acontecendo no país. Há uma mistura de pautas, reivindicações, expectativas. Mas há também um descontrole em relação aos líderes
Combustível no Aeroporto
No Aeroporto Lauro Kortz o estoque de combustíveis está normalizado, de acordo com Tiago de Góis, da Shell distribuidora. Os produtos oferecidos são o AVGAS (gasolina de aviação) e QAV (querosene de aviação). A gasolina tem estoque razoável, mas o querosene, que é utilizado pelos aviões da Azul e jatos executivos, chegou à reserva. Ontem, porém, o depósito foi abastecido com mais 40 toneladas, o que garante por um tempo o fluxo operacional dos voos comerciais. Como em nível nacional a situação ainda é crítica, a Azul cancelou o voo da manhã entre Campinas e Passo Fundo, mas o da tarde deve operar normalmente.
Aula de história
Precisamos reforçar o conteúdo de história nas escolas, para não ouvir tanta besteira sobre intervenção militar.
*Colaborou Luiz Carlos Schneider