De um desejo ardente se consolidou uma instituição que há 50 anos marca sua trajetória em oportunizar ensino, pesquisa e extensão, proporcionando inovação tecnológica e desenvolvimento regional. Assim se desenhou a história da Universidade de Passo Fundo (UPF), que, nesta quarta-feira, dia 6 de junho de 2018, celebra cinco décadas de fundação. Maior instituição de ensino superior do norte do estado, a UPF viu seu cinquentenário ser celebrado com um reconhecimento especial durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
O Grande Expediente, em homenagem aos 50 anos da UPF, foi uma proposição do deputado Vilmar Zanchin e ocorreu no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre. A solenidade contou com a presença do reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, que, na oportunidade, recebeu uma placa de homenagem.
Emocionado, o reitor da UPF evidenciou a marca história de cinco décadas que foram construídas por muitas mãos e pelo desejo de levar conhecimento às pessoas e desenvolvimento à cidade e à região. "É um momento extremamente feliz e importante. Orgulho e gratidão é algo que fica muito presente em todos nós que estamos à frente da Instituição; orgulho da gestão, de professores, funcionários, alunos e da própria comunidade", disse, relatando que viveu uma trajetória intensa junto à UPF. "Comecei em 1977 como aluno e chego ao cinquentenário como reitor da Instituição. Assim como estou emocionado, muitas pessoas também estão", pontuou.
A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários e reitora eleita da UPF Bernadete Maria Dalmolin esteve presente na homenagem e relatou o orgulho em pertencer à Instituição. "Estou na Universidade há 27 anos e vivi parte dessa história. É uma trajetória bonita e distinta, tão enraizada em sua comunidade regional", disse.
Em sua fala durante a plenária, o deputado Vilmar Zanchin destacou que só o conhecimento é capaz de produzir mudanças. Versando sobre a história da UPF, ele também citou sua trajetória como aluno de Direito da Instituição. "A educação vem transformando a realidade e teve na UPF a formação das pessoas que impulsionaram a região.
Presidindo a mesa que homenageou a UPF, o deputado Juliano Roso, egresso da Instituição, citou os colegas de Legislativo que também construíram sua trajetória na Universidade. "Agradecemos a esta Instituição que tanto fez e faz pela cidade, região e estado", disse.
Homenagem de parlamentares
Também egresso da UPF, o deputado Sérgio Turra destacou que a Instituição nasceu de um sonho e de pessoas se envolveram para concretizá-lo. Ele também ressaltou em sua fala o compromisso da Universidade com o desenvolvimento regional.
A valorização das instituições comunitárias foi enfatizada pelo deputado Gilmar Sossela, também egresso da casa. "É uma felicidade compartilhar essa justa e merecida homenagem. Tive a honra de me formar na UPF", proferiu.
O deputado Gilberto Capoani afirmou que falar da UPF é reconhecer uma das melhores universidades do estado e do Brasil. Ele apontou os rankings que comprovam que a Instituição é referência e destacou o trabalho das pessoas que, de forma incansável, atuam na formação profissional que é referência.
Presente no grande expediente, o deputado Altemir Torteli destacou que a UPF é uma Instituição que merece reconhecimento, por ser uma universidade com abrangência regional, o que dá a dimensão de sua importância.
A deputada Any Ortiz destacou a importância da UPF para a grande região e registrou a alegria de comemorar os 50 anos de história sólida de ensino e de formação de bons profissionais, levando a muitos jovens a possibilidade de ingressar no ensino superior, construindo um futuro melhor.
O deputado Catarina Paladini apontou que é imprescindível reconhecer uma instituição séria e comprometida com a formação de profissionais nas mais diversas áreas, entre elas as lideranças políticas que foram formadas pela UPF.