A paralisação dos funcionários da Codepas continua em Passo Fundo. Um caminhão está recolhendo o lixo da cidade, enquanto quatro ônibus fazem o transporte apenas na região do Bairro Integração nesta quinta-feira (07). A Codepas realizou nova proposta ontem (06), que acabou sendo rejeitada pelo Sindicato. Uma nova rodada de negociações entre as partes aconteceu, via videoconferência, hoje às 08h, por meio do Tribunal de Justiça.
Com a paralisação, o Sindicato se comprometeu a liberar um dos dois caminhões para recolher o lixo ainda ontem. O transporte só não segue 100% paralisado pois a empresa é a única que circula na região do Bairro Integração, onde quatro ônibus continuam rodando. “É a diferença do salário e do vale-alimentação. Nosso pessoal pede 2,84% no salário e 12% no vale, a empresa oferece 2% no salário e 2,84% no vale-alimentação. Essa é a diferença. Está tão baixo que não entendemos porque a empresa não aceita. Vamos ficar no aguardo de uma nova proposta para que isso se encerre”, disse o presidente do Sindiurb, Miguel Valdir dos Santos.
Proposta rejeitada
Por meio de uma mediação via videoconferência ao meio-dia, realizada entre funcionários, Sindiurb e Codepas, a empresa modificou sua proposta ontem. A oferta realizada pela empresa manteve o reajuste salarial de 2%, mas agora retroativo ao mês de abril. O vale-refeição foi oferecido com reajuste de 2,84%, também retroativo ao mês de abril. A oferta diária de R$ 630 era opcional para os trabalhadores. O Sindicato, por sua vez, exige 2,84% no salário e 12% no vale-alimentação e acabou rejeitando a nova proposta em reunião realizada durante a tarde na Codepas.
Lixo
Com a paralisação dos serviços, o lixo já começa acumular no município. Na área central, a reportagem flatrou vários contêineres abarrotado de lixo. A situação deve se agravarar nos próximos dias caso empresa e trabalhadores não entrem em acordo.
Prefeitura emite norta
A Prefeitura de Passo Fundo, diante do prosseguimento das negociações da Codepas com seus funcionários, informa que determinou que sejam mantidos os serviços necessários para a manutenção da coleta de lixo e limpeza da cidade.