Prefeitura fará novo edital para o transporte público

O TCE apontou, nesta semana, inconsistências no edital. Executivo aguarda publicação da decisão do órgão no Diário Eletrônico e não deu prazo para abertura de novo processo licitatório

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O processo do TCE que derrubou o edital de licitação foi uma solicitação da ColeurbO processo do TCE que derrubou o edital de licitação foi uma solicitação da Coleurb
O processo do TCE que derrubou o edital de licitação foi uma solicitação da Coleurb
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A prefeitura de Passo Fundo fará um novo edital para a licitação do transporte coletivo urbano. A informação foi confirmada pelo procurador-geral do município, Adolfo de Freitas, que esteve ontem (6) com o prefeito Luciano de Azevedo em Porto Alegre. Na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), eles se reuniram com o conselho relator, Alexandre Postal, que deliberou, na terça-feira (5) pela suspensão da licitação. Em seu voto, Postal apontou inconsistências no edital, referentes ao critério de atualização da tarifa, a localização do motor do ônibus e a possibilidade de participação de empresas que não tenham especialização em transporte coletivo urbano. A partir da reunião, o prefeito decidiu pela elaboração de uma nova licitação, com a correção dos erros apontados pelo conselheiro.


O processo licitatório estava suspenso desde o dia 5 de fevereiro, quando o TCE havia expedido liminar determinando que o Executivo não efetuasse a contratação da empresa declarada vencedora do edital de licitação, a Stadtbus. A prefeitura entrou com recurso para tentar derrubar a liminar, mas foi negado. O Município não deu prazo para elaboração e publicação do novo edital, mas afirma que deve aguardar a publicação da decisão no Diário Eletrônico do Tribunal.


O processo do TCE que derrubou o edital de licitação foi uma solicitação da Coleurb. A empresa buscou parecer do Tribunal ao processo licitatório, depois que o município negou rever o edital. Um dos itens questionados era a exigência do motor traseiro ou central nos veículos. Esta determinação, segundo relatou a empresa em outra ocasião, inviabiliza a realização do cálculo tarifário, responsável pelo valor da passagem, por apresentar despesas diferentes. A prefeitura chegou a manifestar sobre isso dizendo que 'poderia' ser veículo com motor dianteiro, mas não fez a devida alteração no edital, gerando uma situação duvidosa para o cumprimento futuro do contrato.


Histórico
O edital para a concessão do serviço de Transporte Público de Passo Fundo foi lançado no dia 26 de outubro do ano passado. Mas, a preparação para o processo começou ainda em 2013. De lá até a publicação do edital, foram realizadas audiências públicas em diferentes regiões e segmentos. Foi contratada a consultoria da equipe técnica da UFRGS, por meio do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Escola de Engenharia, que auxiliou no projeto de lei do Marco Regulatório do Transporte Coletivo Público, posteriormente aprovado pela Câmara de Vereadores, sendo considerado importante etapa no processo. A consultoria ainda indicou a necessidade de contratação de uma empresa especializada para o último estágio do processo: a licitação. A partir disso, foi contratada a empresa Matricial, que realizou um inventário do sistema atual e a demanda a ser explorada, pesquisa de campo, modelagem e alternativas de sistemas para elaborar a minuta do edital e o contrato. Após, a Procuradoria-Geral do Município avaliou o conteúdo para encaminhar para a publicação.


No dia 30 de novembro, apenas uma empresa demonstrou interesse em participar da licitação do transporte público de Passo Fundo. A Stadtbus Transportes Ltda., de Santa Cruz do Sul, apresentou o valor de R$ 3,03 para a tarifa dos coletivos urbanos. No dia 11 de dezembro, o município informou que a Stadtbus passou pela segunda etapa do processo. E no dia 18 de dezembro, a licitação foi suspensa por ordem da Justiça.

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