Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil terá programação

No dia 12 de junho diferentes entidades buscam alertar a sociedade em geral para a realidade do trabalho infantil

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na próxima terça-feira, 12 de junho, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Em Passo Fundo a data será marcada com atividades informativas. Para isso, a equipe do CREAS, e da Comissão Municipal do PETI, estarão, distribuindo materiais informativos referentes ao tema, “divulgando a importância de viabilizar às crianças e adolescentes oportunidades salutares que as afastem do trabalho infantil e as encaminhem para possibilidades de desenvolvimento dentro das etapas previstas”, destaca Elenir Chapuis, secretária-adjunta de Cidadania e Assistência Social.

Além disso, as quatro unidades do Centro de Referências de Assistência Social, (CRAS) já estão trabalhando a temática com as crianças e adolescentes, de forma criativa, através de trabalhos realizados que serão expostos, para a população, no mês de julho. O objetivo é esclarecer para as crianças e adolescentes os prejuízos do trabalho infantil, e os benefícios da educação, lazer, profissionalização, entre outros aspectos, conforme informa Elenir.

Data para conscientizar
O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é uma data comemorativa criada pela Organização Internacional do Trabalho em 2002. No dia 12 de junho diferentes entidades buscam alertar a sociedade em geral para a realidade do trabalho infantil que continua acontecendo não só no Brasil, mas em vários outros países, do mundo.

“Centenas de milhões de crianças estão nesse exato momento trabalhando e não estão usufruindo de seus direitos à educação, saúde e lazer. No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil se relembra que esses direitos estão sendo negligenciados, e tem prejudicado o desenvolvimento da infância”, avalia Elenir. O objetivo desse dia é também sensibilizar e buscar o apoio de governos, empresas e sociedade em geral nessa importante campanha contra o trabalho infantil.

Encaminhamentos
Em Passo Fundo, as situações envolvendo trabalho infantil são encaminhadas para os Serviços de Média Complexidade (CREAS), pelo Conselho Tutelar, Ministério Público, Ministério do Trabalho e população. Quando a família é identificada uma equipe técnica passa a acompanhar a família e a intervir para eliminar a situação de trabalho infantil na família. As crianças ou adolescentes até 15 anos são acompanhadas pelo CREAS e inseridas no PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, executado nos CRAS, através de atividades lúdicas, educativas, de socialização, buscando a prevenção e superação da situação de risco.

Gostou? Compartilhe