O projeto “Caminhos e estações: leitores e autores” das Jornadas Literárias, que envolve a formação dos agentes de leitura, as Estações de Leitura e o encontro de leitores com escritores, disponibiliza gratuitamente o “Caderno de Atividades” com a proposição de práticas leitoras das obras dos autores indicados para essa edição do projeto. A iniciativa é promovida pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com as prefeituras de Passo Fundo, de Marau e de Lagoa Vermelha e com as editoras Avis Brasilis, Biruta, Besouro Box, Moderna, Nova Fronteira e Novo Século.
Desde a 16ª edição da Jornada Nacional de Literatura e a 8ª edição da Jornadinha Nacional de Literatura, realizadas em 2017, um novo integrante foi incorporado a?EUR dina?,mica formadora de leitores: a do agente de leitura, que é o profissional responsável, em cada escola, por mobilizar/planejar a leitura literária, na intencionalidade do projeto. Mantendo o modelo metodológico de 2017, no projeto “Caminhos e estações: leitores e autores”, o agente de leitura também está sendo preparado por um curso de extensão: “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”.
Os cursos já iniciaram na região e constituem um momento de encontro da equipe das Jornadas Literárias com a comunidade escolar em Passo Fundo, Lagoa Vermelha e Marau. Além disso, é disponibilizado material on-line, que, como conteúdo e ferramenta formadora de leitores, inclui palestras e práticas leitoras em ambiente digital.
Neste primeiro semestre, alunos e professores trabalharão as obras dos escritores César Obeid (1º ao 3º ano), Antonio Schimeneck (4º ao 6º ano) e Anna Lee (7º ao 9º ano). Já no segundo semestre, os autores trabalhados serão Simone Pedersen (1º ao 3º ano), Helena Gomes (4º ao 6º ano) e Bento de Luca (7º ao 8º ano).
O material do Caderno de Atividades oferece um ponto de partida para a interação entre autores, obras e leitores, que se desdobra, por exemplo, na criatividade dos professores e estudantes na produção de materiais e na socialização das obras em diferentes propostas. De acordo com os coordenadores das Jornadas Literárias e organizadores da proposta, professores Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier, com o Caderno de Atividades, pretende-se propiciar aos mediadores de leitura um conjunto sistemático de práticas leitoras com vistas a uma participação dos discentes como sujeitos leitores em condições de trocar experiências com os autores sobre as obras selecionadas.
O “Caderno de Atividades - Caminhos e estações: leitores e autores” pode ser acessado no site
www.upf.br/16jornada, no link Caminhos e estações: leitores e autores.