A leitura e a formação do leitor orientam o trabalho realizado pela equipe da direção e de professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Georgina Rosado Nesta semana, um espaço muito importante irá nascer na escola: a nova biblioteca.
Antes, a sala onde eram guardados os livros dividia espaço com a Sala de Recursos. Com adaptações internas, a Sala de Recursos ficou maior para atender os alunos e a biblioteca foi para outro lugar. Com o nome de Biblioteca Monteiro Lobato, a nova morada dos livros ganhou acolhimento com cores, tapetes, almofadas, quadros e painéis feitos pelos próprios alunos, além de elementos que remetem à literatura como bonecos do Visconde de Sabugosa e os óculos do Harry Potter.
Para a diretora da escola, Elizete Flores, a ideia é refletir um ambiente que liga os alunos ao mundo dos livros. “A biblioteca para a Escola Georgina Rosado é um espaço muito importante. Nossos alunos leem muito, são leitores. Isso é reflexo do ensino e do projeto da escola que formam leitores. Procuramos sempre renovar nossos livros, principalmente trazendo livros atuais, além dos clássicos”, explicou ela. Os livros estão separados por temáticas: fantasia, romance, clássico, infantis. Ao entrar na sala, os alunos também contam com uma prateleira em destaque que semanalmente será atualizada com livros diferentes.
A biblioteca também é um espaço lúdico e que ajuda em práticas leitoras com os alunos dos anos iniciais. “Temos um projeto que é a Sacola Literária. Os alunos levam livros para casa, leem junto com a família e, depois, em sala de aula incentivamos que eles contem e compartilhem as histórias lidas, façam desenhos. Quando esses alunos estão nos anos finais, a leitura já é um hábito”, destacou Elizete, que ainda lembra que na Jornada Nacional de Literatura de 2017 os alunos leram 32 livros por meio das práticas propostas.
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, ajudou com parte da pintura e com os mobiliários da nova biblioteca; a outra parte da pintura, as lâmpadas e as cortinas foram feitas com recursos da própria escola.
No último sábado (9), durante a 43ª edição do Bairro a Bairro, realizado na Escola Georgina Rosado, no bairro Lucas Araújo, o prefeito Luciano Azevedo anunciou o investimento de R$ 600 mil para a reforma total da escola.