OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 6 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação, no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segue com inscrições abertas até esta sexta-feira (15). Nesta edição do segundo semestre de 2018, estão sendo ofertadas 57.271 vagas em 68 instituições. Pode concorrer quem fez a prova em 2017 e obteve nota acima de zero em redação. Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica do Sisu. Ao ingressar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. O resultado da chamada regular está previsto para 18 de junho.


Jogos da Copa
Em tempos de Copa do Mundo, o sentimento de união invade os brasileiros que torcem e vibram pela seleção. Nesta quinta-feira (14) inicia a vigésima primeira edição do mundial e o Bella Città transmite todos os jogos do Brasil durante o campeonato. As partidas têm transmissão em um grande telão, com visão em toda a Praça de Alimentação do 2º andar. Para acompanhar os jogos, os clientes podem aproveitar com a família e amigos de um chopp gelado e ainda das demais opções de cardápios oferecidos pelas lojas da Praça. Nos dias dos jogos do Brasil as lojas e quiosques tem fechamento facultativo 30 minutos antes das partidas e reabertura 30 minutos após o término.


Blockchain e bitcoin
A IMED promove nesta quinta-feira (14), às 19hrs, no Auditório Central, a palestra Blockchain e Bitcoin: o futuro das transações e do dinheiro, com o palestrante Fábio Junges, um dos diretores da Teevo, uma das maiores empresas de blokchain do mercado. As moedas virtuais ou criptomoedas surgiram há uma década e, assim como os cartões de débito ou crédito, contribuem para reduzir o uso do dinheiro em papel. Blockchain é como se fosse uma carteira digital para criptomoedas, que são as moedas digitais. A mais conhecida é o bitcoin, que usa a tecnologia blockchain, e é independente de controle central, sem interferências de governos, pessoas ou corporações. O evento tem inscrições gratuitas e certificação no site da IMED.


Reunião
Segurança pública é uma das três prioridades da Câmara Setorial de Óticas, Joalherias e Relojoarias, projeto coordenado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo e pelo SEBRAE/RS. A pauta, acompanhada de outras duas demandas – comércio ilegal e treinamento – norteia as ações do grupo, que reúne periodicamente empresários do segmento. A segurança pública na cidade, especialmente nas áreas centrais, foi tema do terceiro encontro da Câmara, realizado na noite da última segunda-feira (11). Na oportunidade, os empresários participantes receberam o comandante do 3º RPMon, tenente coronel Volnei Ceolin. Na reunião, os empresários presentes agradeceram ao comandante pela intensificação do policiamento e da abordagem. Para Joel Freitas, empresário e participante do encontro, os lojistas e a população em geral têm notado a presença dos policiais nas ruas e o aumento da sensação de segurança. De acordo com ele, o segmento ainda aguarda a implantação do Projeto Guardião, que prevê a instalação de 150 câmeras de monitoramento para ajudar no policiamento preventivo.


Comércio
O comércio varejista mantém a expectativa de crescimento para 2018, segundo avaliação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os dados foram revisados pela entidade após a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, de abril, divulgados nessa quarta-feira (13), e apontam alta de 5% no varejo ampliado. De acordo com o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes, os impactos das manifestações dos caminhoneiros em maio serão limitados ao terceiro bimestre e não devem comprometer a tendência de alta nas vendas.


Prêmio Minuano de Literatura I
O Instituto Estadual do Livro (IEL), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, em parceria com o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul lançam o Prêmio Minuano de Literatura, em dez categorias. O objetivo é ressaltar e reconhecer a produção literária de autores gaúchos, contribuindo para sua divulgação e para o incentivo à leitura e à produção escrita. As inscrições ocorrerão no período de 1° de junho a 1° de julho de 2018. O Regulamento e seus anexos estão disponíveis no endereço eletrônico www.ielrs.blogspot.com.br. Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3314-6450.
Prêmio Minuano de Literatura II
Podem participar do Prêmio obras de autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, assim como obras publicadas por editoras sediadas no Estado. As obras inscritas devem ter sido publicadas no decorrer do ano de 2017 e podem concorrer nas seguintes categorias: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção: Romance/Novela, Ilustração, História em Quadrinhos, Texto Dramático e Especial. A Comissão Organizadora será composta por membros do IEL e do Instituto de Letras da UFRGS. As Comissões de Seleção contarão com três membros cada, escolhidos dentre profissionais que atuam na área da literatura e/ou membros da comunidade cultural literária, os quais escolherão as três obras finalistas em cada categoria. Já as Comissões Finais contarão com três membros cada, dentre professores, alunos de pós-graduação em Letras e bibliotecários, os quais indicarão o livro vencedor nas respectivas categorias.


Centro Pop
Os usuários do Centro Pop de Passo Fundo participaram na manhã dessa quarta-feira (13) de uma Roda de Conversa com a assistente social Zeniara Deggerone e as técnicas de Saúde Mental do CAPS-AD, Marilan Fontana e Sandra Zanin de Souza. O tema abordado foi a dependência de álcool e drogas, o acesso aos serviços e ao tratamento da dependência. Pelo menos 15 usuários participaram da atividade. O objetivo do trabalho é aproximar cada vez mais os serviços do público atendido, facilitando o acesso e criando um vínculo de confiança, para que o usuário sinta-se acolhido, com vontade para buscar e aceitar os atendimentos e entenda que estes mecanismos podem auxiliar na superação da dependência e da situação de vulnerabilidade. Além disso, tendo em vista que grande parcela deste público alvo, atendido pelo Serviço Especializado de Abordagem Social, Centro Pop e Casa de Passagem (Albergue), tem em seu histórico o uso de álcool e outras substâncias, existe a dificuldade da manutenção e resgate de vínculos familiares e a superação da exclusão social, o que poderia abreviar o tempo de permanência nas ruas.


Fórum regional
Integrando a programação comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizado nesta quinta e sexta-feira (14 e 15) o IV Fórum Regional de Conservação e Biodiversidade, que este ano terá como tema os desafios e perspectivas da sustentabilidade. O evento será realizado nos turnos da manhã, tarde e noite no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF). Esta é uma das atividades da agenda conjunta das entidades, entre elas a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo, para o mês dedicado ao meio ambiente. Até o dia 30 de junho uma série de ações deve acontecer, como a Reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que terá como tema a reciclagem e o Cine Debate da Sala Futura. Junto a esta programação também acontecem campanhas de arrecadação de lixo eletrônico, garrafas pet e óleo de cozinha.


PIS/Pasep I
O presidente Michel Temer sancionou ontem (13) a lei e assinou o decreto que regulamentam os saques das contas inativas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para todas as pessoas quem tenham o benefício. O pagamento das cotas deve injetar R$ 39,5 bilhões na economia. O impacto potencial no PIB é na ordem de 0,55 ponto percentual. O objetivo, segundo o presidente, é movimentar a economia brasileira, assim como ocorreu com o saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que injetou cerca de R$ 43 bilhões na economia.


PIS/Pasep II
Tem direito ao saque servidores públicos e pessoas que trabalharam com carteira assinada de 1971, quando o PIS/Pasep foi criado, até 1988. Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A partir da próxima segunda-feira (18) até o dia 28 de setembro, qualquer pessoa titular de conta do PIS/Pasep ou seu herdeiro podem sacar os recursos. Quem puder aguardar para resgatar o dinheiro a partir de agosto, poderá ganhar um pouquinho a mais, pois o reajuste dos valores nas contas para o exercício 2017/2018 será feito em julho. No exercício passado, o reajuste foi de 8%.

Gostou? Compartilhe