Na tarde desta sexta-feira (22), uma nova subestação de energia elétrica teve seus trabalhos iniciados na cidade de Passo Fundo. A Rio Grande Energia (RGE) estreia um novo centro que é, segundo apuração da própria empresa, o maior já construído pela concessionária em sua área de concessão. O presidente da Câmara, vereador Pedro Daneli (PPS), esteve presente no evento de inauguração.
A Subestação Passo Fundo 3 teve um investimento total de R$ 21,4 milhões e representa um reforço de 84 MegaVolt Amperes (MVA) no fornecimento de energia ao município. Isso significa que a capacidade energética de Passo Fundo terá um incremento de 40%. O empreendimento possui, ao todo, uma linha de distribuição de 69 kilowatts (KW), com extensão de 405 metros, dois transformadores novos e 14 alimentadores e a construção de 44 quilômetros de rede compacta.
“A Subestação Passo Fundo 3 aumenta ainda mais a confiabilidade e as opções de manobra da rede, melhorando a qualidade do fornecimento de energia elétrica”, afirmou o presidente da RGE, José Carlos Saciloto Tadielo, durante a cerimônia. Passo Fundo sedia a filial regional Centro da empresa e, por meio desse implemento de energia elétrica, mais de 197 mil clientes da cidade serão beneficiados direta e indiretamente.
Daneli reforça a importância da abertura desta nova subestação, pois isso trará enormes benefícios para o município e a região, potencializando a economia, a produção das empresas e o bem-estar da população. Além dele, estiveram presentes na inauguração entidades de classe, lideranças políticas de alguns municípios da região, a secretária de Minas e Energia do Estado do Rio Grande do Sul, Susana Maria Kakuta, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, e o governador, José Ivo Sartori.