Se depender dos esforços dos integrantes do Comitê Pró-BR-153 o projeto técnico para a pavimentação dos 68,3 da rodovia, entre Erechim e Passo Fundo será realizado no início do próximo semestre. O texto jornalístico deve evitar os adjetivos, mas neste caso, e por se tratar de uma coluna de opinião, é possível acrescentar pelo menos três para obstinados: persistentes, perseverantes e incansáveis. O grupo, capitaneado pelo prefeito Mário Luís Ceron (PTB), de Ipiranga do Sul, obteve, após idas e vindas a Capital Federal a inclusão da obra como prioritária pela União através do Comitê Gestor do Plano de Aceleração do Crescimento.
I I
A licitação para o projeto técnico da Transbrasiliana será lançada nos próximos dias pelo Departamento Nacional de Infraestrutura. A previsão é que somente para o projeto sejam investidos R$ 5 milhões. Depois de cumprida esta primeira etapa terá início outra jornada. É crível que as cifras para a pavimentação asfáltica e todas as obras necessárias de uma rodovia federal sejam elevadas. Numa rápida pesquisa nas coleções de jornais de abril, maio e junho de 2002, 2006, 2010 e 2014, são encontradas notícias alvissareiras acerca do asfaltamento do trecho que liga as duas maiores cidades do norte do RS.
Curtas:
# A pauta da última sessão da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas se resumiu a uma única indicação.
# Os integrantes da casa instalada no histórico prédio localizado na esquina da Borges – Leão aprovaram a indicação do vereador Dinarte Farias (PP).
# O vereador da banca governista quer que o executivo crie estacionamento para bicicletas em locais abertos ao público na área urbana.
# A expectativa de uma sessão rápida não se confirmou e os embates se deram no grande e pequeno expediente.
# O assunto repercutiu ao longo desta semana pelos corredores da Câmara e da Prefeitura, prenúncio de um intenso debate ao longo da campanha eleitoral que se aproxima.
# E por falar em campanha eleitoral tem causado desconforto a alguns vereadores o bordão “Bolsonaro presidente”, manifestado ao final de cada sessão por um dos membros da casa.
# Os agricultores da área do Mato Preto participam as 10 horas da próxima sexta-feira (29) de uma reunião no Sindicato Rural de Getúlio Vargas.
# Na pauta do encontro que está sendo chamada pelo governo do município e a entidade anfitriã a o Projeto de Lei nº 490/2007, que estabelece novas regras para demarcações de áreas indígenas.
# O deputado Jerônimo Goergen (PP), relator do projeto de Lei de autoria do deputado Homero Ferreira vai estar presenta na reunião.
# O parlamentar vai acolher sugestões dos agricultores quanto as alterações do referido projeto que tramita no Congresso Nacional a mais de uma década.
# Confirmou a presença o advogado Frederico Buss que vai falar acerca do processo em defesa das propriedades dos agricultores na área em litígio.
Dito & Feito:
Uma solenidade na manhã de sábado (23) marcou a inauguração do Auditório Otávio Ciro Boff. Com 148 lugares o moderno espaço do Sindicato Rural de Getúlio Vargas tem como patrono o primeiro presidente da entidade que neste ano comemora 50 anos.