Hospital de Olhos é tema de sessão na Academia Passo-fundense de Medicina

Palestra contou com a participação de integrantes da comunidade médica de Passo Fundo e representantes dos clubes de Lions da cidade

Por
· 2 min de leitura
Ivan de Freitas, administrador do Hospital de Olhos, responde às perguntas dos participantesIvan de Freitas, administrador do Hospital de Olhos, responde às perguntas dos participantes
Ivan de Freitas, administrador do Hospital de Olhos, responde às perguntas dos participantes
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Além de demonstrar na prática a importância de uma instituição líder em serviços oftalmológicos, o Hospital de Olhos Dyógenes Martins Pinto externaliza sua relevância para a comunidade por meio de encontros, palestras e debates. Na última segunda-feira (25), a instituição foi tema de uma sessão no auditório da Academia Passo-fundense de Medicina (APFM), no Campus II da Universidade de Passo Fundo (UPF). Durante duas horas, representantes da comunidade médica da cidade puderam conhecer todo o processo que culminou na implantação do Hospital no município.

 

Na abertura da solenidade o presidente da APFM, Dr. Péricles Sarturi, fez reverência à instituição e a todos os presentes. Logo após, o Secretário de Informática, Carlos Antônio Madalosso, saudou o palestrante da noite e vice-presidente do Hospital de Olhos, Adelvino Parizzi. “Falar de Parizzi é fácil e difícil ao mesmo tempo. Fácil, pois trabalho com ele há muitos anos. Mas difícil, pois seu currículo é extenso e repleto de grandes feitos”, lembrou. Após a composição da mesa oficial de autoridades, Parizzi deu início à apresentação.

 

A parte introdutória da sessão resgatou a história centenária do Lions Clube Internacional, a partir de sua fundação em 1917 e de sua expansão em diversos países do mundo até a chegada da entidade no Brasil. Em Passo Fundo desde 1958, o Lions Clube é responsável por diversas ações de voluntariado, especialmente voltadas à saúde da visão. Este último item norteou a implantação do Hospital de Olhos em Passo Fundo, na época, articulada pelo CL Dyógenes Martins Pinto, figura emblemática e de extrema representatividade, que dá nome a instituição.  O passado e presente da Fundação Hospitalar Oftalmológica Universitária Lions também foram contemplados na apresentação.

 

O administrador do Hospital, Ivan de Freitas, participou do bate-papo respondendo às perguntas dos convidados e participantes da sessão. “É uma honra poder expor o impacto que a presença de um Hospital como o nosso tem na comunidade em que ele atua. São 143 municípios conveniados, de toda a macro-região Norte. A marca de 1,1 milhão de atendimentos, desde o início dos atendimentos ambulatoriais em 1999, já representa uma enorme responsabilidade para com os pacientes. Hoje, foi a vez de falar um pouco do nosso trabalho para liga de Medicina. Em nome do Hospital, estamos muito felizes”, comemorou.

 

A presidente do Hospital de Olhos, Janesca Martins Pinto, lembrou da importância de momentos em que a história da instituição é lembrada e compartilhada. “Quando podemos apresentar números conseguimos materializar todo esse trabalho e toda a causa do Lions Clube que é focada na saúde da visão. E o Hospital de Olhos é a prova disso. Desde 2016, nós estamos trabalhando na ampliação de toda a estrutura. Quando tudo pronto, vamos poder dobrar nossa capacidade de atendimento. E isso só é possível graças às doações dos clubes de Lions, de entidades e pessoas envolvidas com a causa”, ressaltou.

 

Ao fim da sessão, os palestrantes da noite foram contemplados com mimos e um certificado de participação entregue pela Academia Passo-fundense de Medicina.

Gostou? Compartilhe