Vinculado à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), o Centro de Ensino Integrado UPF inscreve para diferentes cursos técnicos em várias áreas do conhecimento. O Curso Técnico em Enfermagem, por exemplo, oportuniza a aprendizagem do processo saúde-doença e de cuidados na prevenção, recuperação e reabilitação.
A formação, oferecida nas unidades de ensino de Passo Fundo, Casca e Lagoa Vermelha, tem a duração de dois anos, divididos em três etapas teórico-práticas e uma etapa de estágio supervisionado. Nesse período, os alunos aprenderão sobre a “História da enfermagem e organização profissional”, “Saúde da mulher”, “Enfermagem em centro cirúrgico”, entre outros componentes que integram a estrutura curricular do curso.
O técnico, sob a supervisão de um enfermeiro, planeja, orienta e executa atividades de assistência, dentre elas: administração de medicamentos, cuidados de higiene, e orientação e cuidados pré, trans e pós-operatórios. O profissional pode atuar em instituições de saúde, clínicas, consultórios, creches, residenciais para idosos e farmácias.
Como fazer a inscrição?
Interessados devem se inscrever até este domingo, 1º de julho, no site
www.upf.br/integrado, ou na Central de Atendimento ao Aluno (CAA), Campus I, das 8h às 12h e das 13h às 22h. O custo é de R$ 25,00. A documentação solicitada pode ser conferida no edital, disponibilizado na página do Centro na internet. No total, são ofertadas 40 vagas. Para o ingresso, o candidato deve ter concluído ou estar cursando a 2ª ou a 3ª série do ensino médio e/ou da educação de jovens e adultos (EJA). As matrículas acontecem nos dias 9 e 10 de julho, na CAA da Instituição. As aulas iniciam em 30 de julho e ocorrem sempre de segunda a sexta-feira à noite e aos sábados pela manhã.
Benefícios
Como forma de facilitar o ingresso, a FUPF dispõe de benefícios, como o Programa Emergencial de Crédito UPF – PEC/Integrado/UPF, por meio do qual será concedido 50% de crédito estudantil se a renda familiar bruta for inferior ou igual a 15 salários mínimos e a renda bruta per capita do grupo familiar for de até 3,5 salários mínimos. Também há o Programa de Gratuidade Educacional para Educação Básica, que concede bolsas de estudo. Detalhes sobre ambos os programas estão disponíveis no endereço eletrônico do Integrado.