Enquanto as obras de revitalização da avenida Brasil começam os trabalhos da terceira e quarta etapas da primeira fase, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Passo Fundo fará os ensaios para verificar os índices de qualidade no primeiro trecho a receber a intervenção, o que ainda não foi feito em virtude do tempo chuvoso dos últimos dias. Este procedimento será realizado ao final de cada etapa.
De acordo com a Secretaria, o concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) ainda não está bem curado, fazendo com que ainda não se possa ter uma visão final do trabalho realizado. A empresa responsável pela obra foi notificada e participará de uma reunião para tratar sobre o acabamento do asfalto. Caso seja verificado algum parâmetro fora do especificado, serão tomadas as providências necessárias.
Próximas etapas da primeira fase
Com a normalização dos trabalhos de revitalização da avenida Brasil – depois das interrupções causadas pela falta de cimento asfáltico de petróleo e pela paralisação dos caminhoneiros – foi dado início na terceira e quarta etapas da primeira fase, que estão sendo realizadas concomitantemente. Agora, a obra segue no mesmo trecho da avenida, porém no lado oposto da via.
A obra total de revitalização da avenida Brasil terá quatro fases com várias etapas cada. O projeto geral prevê a recuperação e modernização da infraestrutura de cerca de 5,5 quilômetros, entre o trevo da BR 285 e a rua 20 de Setembro. As obras são realizadas pela empresa Bolognesi Infraestrutura Ltda, vencedora da licitação realizada pela Prefeitura de Passo Fundo.
Revitalização da avenida Brasil
As obras estão divididas em três projetos: o primeiro abrange pavimentação, ciclovia, drenagem, acessibilidade e sinalização; o segundo compreende ampliação e substituição da rede de esgoto; e o terceiro inclui melhorias na rede de infraestrutura elétrica. O investimento total será de R$ 17 milhões, incluindo recursos da Prefeitura de Passo Fundo, financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e convênio com a Corsan.
Na parte de pavimentação serão utilizados quatro métodos diferentes, de acordo com a situação atual do pavimento, diagnosticada nos levantamentos técnicos. Em alguns locais, por exemplo, será necessário substituir todo o pavimento, já em outros, apenas a camada de asfalto. Nos pontos de parada de ônibus será executado pavimento em concreto para evitar deformações excessivas.
O caminhódromo e a ciclovia terão cerca de dois quilômetros de extensão, do trevo da BR 285 até a rua Rodrigues Alves, no bairro Petrópolis. Já os passeios públicos serão adequados às normas de acessibilidade em todos os trechos.
A rede de infraestrutura elétrica e lógica será implementada em toda a extensão da obra e servirá, futuramente, para receber por via subterrânea a iluminação dos canteiros centrais, a rede de fibra ótica para o sistema de videomonitoramento e a rede de lógica para implantação de sistemas de informatização das áreas públicas do município. Por último, a rede de drenagem será modernizada para evitar alagamentos.
Prefeitura vai testar índice de qualidade da pavimentação da Avenida Brasil
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