OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Consulta Popular I

Começou nesta terça-feira, dia 26 de junho, a votação para escolha das prioridades ao orçamento do estado na Consulta Popular 2018. Para a região do Corede a que pertence Passo Fundo são seis as áreas, sendo que cada cidadão pode votar um uma das opções, que incluem investimento na agricultura, segurança pública, obras, meio ambiente, desenvolvimento rural e educação. Para a Consulta Popular o estado fixa o valor submetido à deliberação da população. O valor, que este ano é de R$ 80 milhões, é distribuído entre as 28 regiões do estado, seguindo critérios que vão desde a população de cada região até o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Consulta Popular II
Estão habilitados a votar os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, que podem votar em apenas um dos programas ou ações constantes da cédula de votação de sua região do Corede. Na votação online e nos pontos de votação, é necessário o número do título de eleitor. Caso não o tenha, o ambiente de votação na internet permite pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As cédulas homologadas em cada Corede estão disponíveis para a população conhecer o Programa ou a Ação para votação. Para isso, basta acessar o site https://vota.rs.gov.br/ballot e digitar o nome do município.

Como votar
- Pelo site da consulta popular: www.consultapopular.rs.gov.br (ter título de eleitor em mãos)
- Presencialmente: por um aplicativo disponibilizado a representantes do Corede de Produção e Comudes.

Cédula
Quem votar, deverá escolher apenas um dos temas a seguir:

1 – Agricultura: manejo e conservação de solo
2 – Segurança Pública: videomonitoramento e cercamento eletrônico
3 – Obras: apoios à recuperação de estradas vicinais
4 – Meio Ambiente: implementação de planos, programa e projetos ambientais
5 – Desenvolvimento Rural: apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar
6 – Educação: implementação de espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem

 

Audiência pública
No início do próximo mês, dia 5 de julho, acontece em Passo Fundo uma audiência pública organizada pelo Centra/RS. O tema a ser discutido é o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, conforme a lei federal 13.614, do então deputado Beto Albuquerque. A audiência será realizada no Auditório da Biblioteca da Universidade de Passo Fundo (UPF), das 8h às 12h e é uma determinação da nova legislação para que sociedade e estados participem e elaborem conjuntamente um plano de ações. Diante disso, a Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Passo Fundo, através do Núcleo de Educação para o Trânsito, chama a população a participar. Este debate é de grande importância, uma vez que uma das ideias iniciais é criar propostas que possa reduzir em 50% o número de vítimas do trânsitos nos próximos anos. Mais informações podem ser obtidas acessando o link https://sites.google.com/view/pnatrans/.


Festa junina
Muita alegria e animação marcaram a festa junina dos grupos de terceira idade promovida Coordenadoria de Atenção ao Idoso (Comai) da Prefeitura de Passo Fundo. A atividade, que foi realizada no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lalau Miranda na tarde desta terça-feira, 26 de junho, reuniu centenas de pessoas dos grupos organizados nos bairros da cidade. Com roupa típica e esbanjando bom humor, os idosos comemoraram no melhor clima, com música, dança de quadrilha e muita culinária típica dos festejos juninos. Também foi organizado um casamento caipira, como manda a tradição. Além dos integrantes dos grupos, muitos levaram também seus familiares, deixando a diversão ainda mais completa.


Curso
Vinculado à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), o Centro de Ensino Integrado UPF inscreve para diferentes cursos técnicos em várias áreas do conhecimento. O Curso Técnico em Enfermagem, por exemplo, oportuniza a aprendizagem do processo saúde-doença e de cuidados na prevenção, recuperação e reabilitação. Interessados devem se inscrever até este domingo, 1º de julho, no site www.upf.br/integrado, ou na Central de Atendimento ao Aluno (CAA), Campus I, das 8h às 12h e das 13h às 22h. O custo é de R$ 25,00.

 

Empreender
A Acisa de Passo Fundo está com inscrições abertas para os núcleos multissetorial e da mulher empreendedora, do Programa Empreender. Os empresários interessados em participar devem fazer a inscrição na sede da associação. As atividades começam em julho. As atividades estão previstas para começar no mês de julho e serão realizadas na sede da Acisa. Os empresários interessados em participar de um dos núcleos devem entrar em contato com a Acisa pelos telefones (54) 3311-1300 ou (54) 99977-2033 para obter mais informações.

Gostou? Compartilhe