Prefeitura ganha prêmio pelo programa Farmácia Mais Perto

O evento começou nesta terça-feira (26) e segue até quinta-feira (28)

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A experiência com o programa Farmácia Mais Perto, que leva uma farmácia móvel até os bairros e localidades do interior do município, foi a primeira colocada na categoria Gestão da Assistência Farmacêutica do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS). O exemplo de Passo Fundo, apresentado pela Secretaria de Saúde, rendeu mais um prêmio para o município.

O evento, que acontece anualmente, começou nesta terça-feira (26) e segue até quinta-feira (28) e elegeu as experiências exitosas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, o programa Farmácia Mais Perto será um dos representantes no Rio Grande do Sul no Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, que acontece no próximo mês, em Belém do Pará. 

Este ano o congresso teve como tema Somando esforços, multiplicando resultados, e contou com a Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, com o objetivo propiciar o compartilhamento de experiências municipais bem sucedidas no âmbito do SUS, além de estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções, visando a garantia do direito à saúde. Para participar, as secretarias inscreveram seus programas e passaram por uma primeira avaliação. As experiências selecionadas é que então participaram da Mostra que elegeu as melhores. No total, foram premiados 12 trabalhos.

Alguns dos quesitos para participar eram se tratar de experiências bem sucedidas que contribuíssem para a gestão do SUS e para a garantia do direito à saúde da população com, no mínimo, seis meses de realização. Foram avaliados a relevância e aplicabilidade, a ampliação do acesso, a coordenação do cuidado em rede, o caráter inovador, o alinhamento às diretrizes do SUS e integralidade e a apresentação oral.

A experiência do Farmácia mais Perto foi apresentada pela secretária de Saúde, Carla Gonçalves, que explanou sobre o programa para uma banca de jurados. “Ontem, durante todo o dia, foram realizadas as apresentações das experiências. Os melhores pontuados receberam premiação. Na Gestão de Assistência Farmacêutica, que era uma das temáticas, conquistamos o primeiro lugar. Os premiados agora serão inscritos na Mostra de Experiências Exitosas do SUS do Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e lá também será apresentado e concorre à premiação”, explica a secretária.

De acordo com ela, vale ressaltar que se trata de um programa consolidado e estruturado no município. “Quando este programa começou a ser construído passou por avaliação do Conselho Municipal de Saúde e quando foi aprovado já estava com alvará sanitário, já estava todo estruturado, especialmente do ponto de vista de logística. E agora está sendo qualificando no processo de cuidado, que é o farmacêutico acompanhar mais de perto o uso do medicamento, para promover adesão à terapia”, salienta.

Gostou? Compartilhe