OPINIÃO

Manuela Surpreendeu

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A pré-candidata do PC do B, Manuela D’Ávila, surpreendeu os jornalistas entrevistadores do programa Roda Viva, na TV Cultura. O giro das perguntas, em determinados momentos de pressão mais forte, revelava certa insatisfação dos interlocutores. O que transpareceu foi o inesperado preparo da deputada que respondeu lépida e atiladamente. O que parece ter causado espécie a alguns pode ser visto como forma ousada e intimorata que superou a senso comum de fragilidade feminina do espectro machista. A opção democrática por partido de pensamento comunista ensejou perguntas de estigma, forçando-a a posicionar-se, por exemplo, em relação ao período sanguinário de Stalin, sob a égide vermelha na União Soviética. Prontamente Manuela explicou que seu partido é comunista do Brasil, que pretende as mudanças necessárias em clima de paz e democracia no país. Nem se poderia esperar que a entrevistada absolvesse os horrendos massacres das revoluções russas. Embora não se possa ter como plausível meros reducionismos históricos, deixou claro que a luta ideológica não se submete à trajetória de violência comunista. Defendeu firmemente a urgência de mudanças por meio do diálogo político visando avanços igualitários. Bem informada sobre muitas coisas a presidenciável mostrou que está na hora de enfrentar o conservadorismo dos barões da mídia. Sua manifestação é polêmica, mas seu pensamento precisa ser ouvido sem preconceito, mesmo na divergência. É bom lembrar que o pior já temos no presente de nossa política instalada.


Afrouxamento
O sistema de controle no uso de agrotóxicos do Brasil sofre ameaça no Congresso Nacional. Já temos tolerância perigosa liderando uso de agrotóxicos. Os dados oficiais indicam que o Brasil concentra 30% a mais do que o veneno aplicado na Europa. Afrouxar mais a autorização de defensivos temerários agrava o perigo ambiental. Rios, peixes e florestas são riquezas que não podem ser banalizadas.

 

Sol e gás
Brasileiros estão pensando e viabilizando o fogão solar, para enfrentar e crise do botijão de gás. A iniciativa abre caminho para projetos acessíveis socorrendo a multidão pobre que sofre com o absurdo preço do gás de cozinha.

 

Plausibilidade
Embora condenados em segunda instância, José Dirceu, ex-ministro do governo PT e João Cláudio Genu, ex-tesoureiro do PP, foram liberados da prisão. Em Habeas Corpus de ofício, o ministro Toffoli, do STF, resolveu conceder feriadão aos dois detentos. Argumenta a plausibilidade das alegações de defesa em recurso apresentado, ainda não decidido. A sensação que resta é de que prisão é para pessoas simples, e não para ricos e poderosos.

 

Joaquim Barbosa
O ex-ministro do Supremo, Joaquim Barbosa era estigmatizado de arrogância quando afirmava que o STF seria abalado por decisões polêmicas. Gilmar Mendes e seguidores confirmam isso.

 

Em campo
Ouve-se a observação preocupante em relação à rotatividade da faixa de capitão do selecionado brasileiro no Mundial. A força de reação do capitão Argentino Mascherano, mostrou que é importante um líder em campo. Belini e Dunga cumpriram papel importante no passado.

 

Narcisismo
A conquista do tetra, em 94, consagrou a hegemonia do narrador Galvão Bueno (Globo) com um grito memorável. A Globo exagerou tanto no marketing que esqueceu o penta do Felipão, título inédito (2002). Pouco se falou no penta mundial, por mero culto narcisista porque a Globo quis assim!

 

Retoques:
?A medicina luta contra um designo inexorável que é a morte. Um observador enaltecendo a competência da ciência médica alerta para a necessidade de voltar-se mais ao aspecto psicológico no atendimento. É o viés do amor, já que não conseguimos ainda consertar o que muitos consideram um erro de Deus.


?Com a chegada do inverno, ventos e mudança brusca de temperatura, lembrei de meu velho pai que advertia: Napoleão disse que tinha mais medo de um ventinho pelas costas do que uma bala de canhão pela frente. Mesmo quando não percebemos, há perigos por toda parte.

Gostou? Compartilhe