A noite desta quarta-feira (27) foi de debate com os professores da rede municipal. A convidada do quarto encontro do curso de formação Vivências Docentes foi a mestre em educação Eliane Aparecida Berra, que refletiu com os presentes sobre o hábito como elemento pedagógico para educação das emoções e o desejo. Destacou que a educação do desejo assume um papel importante por proporcionar o autoconhecimento que instrui o agir. O assunto foi tema da sua dissertação de mestrado.
“Aristóteles enfatiza a necessidade de educar as emoções desde a tenra idade através da prática de bons hábitos que devem ser cultivados permanentemente. Desse modo, a educação das emoções se efetiva pelo raciocínio que as governa por terem sido habituadas a ouvir a razão desde cedo. Ouvindo o raciocínio, as emoções se habituam a agir corretamente seguindo uma mediana que integra a virtude e assim concretiza o caráter,” afirmou Eliane.
Berra diz que a educação do desejo assume um papel importante por proporcionar o autoconhecimento que instrui o agir. “A razão é capaz de educar o desejo pelos bons hábitos e assim saber escolher os meios para que o fim no agir seja bom. O desejo torna-se correto pela educação moral, por saber escolher as boas ações, porque quando o desejo é educado a virtude moral é exaltada e já se compreendeu o sentido moral em vista da decisão sábia,” afirma em seu estudo sobre o tema.
Para Eliane é somente através da razão que se educa e somente os professores, com seu conhecimento de sala de aula, podem trazer elementos e reflexões de como as ideias de Aristóteles podem ser aplicadas na escola. “A virtude dota a existência do homem para que saiba julgar os bons e os maus fins. Para uma existência completa é essencial priorizar um modo de vida equilibrado que cultive a alma mediante a virtude, já que esta se liga diretamente à ação educativa,” encerra.
Vivências Docentes
Idealizado pelas professoras Sindi Bones Bötker e Ana Lúcia Kapczinski e realizado pelo Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo (CMP Sindicato), o curso Vivências Docentes fundamenta-se em torno das reflexões sobre a formação humana dos sujeitos da Educação Básica, com ênfase na constituição do “eu-docente” diante dos desafios que a escola pública apresenta. Parte da leitura do contexto amplo da sociedade que incidem nos modos de educar nos dias de hoje, discute sobre o cotidiano da sala de aula (no segundo momento) e finaliza com um olhar introspectivo acerca dos modos com os quais nos constituímos enquanto profissionais da educação.
Os módulos são oferecidos em dois semestres, com quatro atividades distribuídas em encontros mensais, a partir de quatro momentos. Inicialmente os participantes tomam conhecimento de um texto para leitura prévia, seguido da exposição do tema por parte das assessoras com utilização de recursos diversos, seguindo para a problematização do assunto de forma dialogada e finalizando com a sistematização com memória de cada encontro, a ser entregue no final do semestre, impresso ou por email. Em sua primeira edição o curso é direcionado somente aos professores da rede municipal de Passo Fundo.