O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Cidade (LabHC) destaca-se em qualidade e precisão diagnóstica, competência consolidada através da Acreditação de seu Sistema de Gestão da Qualidade, expedido pelo Departamento de Inspeção e Controle da Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (DICQ-SBAC), que segue padrões nacionais e internacionais de qualidade e competência, analisando, a partir de rigorosas inspeções, desde o atendimento até a emissão de laudo e descarte de materiais biológicos.
Além da aptidão técnica, equipamentos de ponta colaboram na qualidade dos processos laboratoriais. Visando acompanhar os avanços tecnológicos na área, o LabHC investe na aquisição de novas tecnologias que aperfeiçoam os resultados laboratoriais e asseguram maior eficiência nas etapas do diagnóstico.
Entre as aquisições está aparelho de automação em microbiologia VITEK 2 Compact, instalado no setor de Microbiologia do LabHC. O equipamento realiza automaticamente a identificação e o antibiograma de micro-organismos fastidiosos podendo liberar os resultados entre duas e 18 horas. Agilidade que permite o diagnóstico laboratorial de forma mais eficiente, preservando a qualidade diagnóstica, um dos pilares do LabHC. O equipamento permite também que os resultados dos antibiogramas sejam todos liberados em concentrações inibitórias mínimas (MIC) para cada antimicrobiano, melhorando a eficácia do tratamento.
“Eficiente e inovador, melhora o fluxo de trabalho e permite a liberação de resultados críticos em menor tempo, com início precoce da antibioticoterapia adequada para o paciente”, explica farmacêutica e bioquímica, especialista em gestão de laboratórios clínicos e responsável técnica do LabHC, Sinara Guzzo Chioquetta.
A preocupação com a qualidade e eficiência no diagnóstico, que acompanha o desenvolvimento do LabHC, também é garantida pelo investimento em dois equipamentos no setor de hematologia “o analisador hematológico Sysmex XT-2000i utiliza a tecnologia de citometria de fluxo fluorescente com laser semicondutor e foco hidrodinâmico que traz a sensibilidade necessária para quantificar e diferenciar as classes celulares. Essa tecnologia permite a diferenciação com maior sensibilidade das populações normais e anormais, diminuindo assim o número de revisões manuais”, destaca. O analisador hematológico Sysmex XE-2100, também em funcionamento no LabHC contribui para a resolutividade através de tecnologia específica que contribui para a diferenciação das classes celulares.
O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Cidade é o maior laboratório em área física da região e atende a demanda externa de clínicas e consultórios privados, dos ambulatórios internos da instituição, exames solicitados pelos postos de internação do Hospital da Cidade e Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, além de quatro unidades de saúde municipais, destacando-se nos serviços de Citologia, Micologia, Bioquímica, Imunologia, Hematologia e Bacteriologia.
Desde 2016, o LabHC utiliza também a metodologia HPLC (cromatografia líquida de alta eficiência) D-10TM System Bio-Rad, certificada pelo NGSP (National Glycohemoglobin Standartdization Program - USA) para a dosagem de hemoglobina glicada. Por não sofrer interferências é considerada metodologia de referência para este analito, significando mais controle e confiança nos resultados. A dosagem de hemoglobina glicada (HbA1c) é considerada parâmetro essencial de avaliação do diabetes devido à relação muito próxima de seu nível e o risco de desenvolvimento de complicações da doença. “Todo este conjunto de informações ainda permite a realização de relatórios para estudos epidemiológicos personalizados de acordo com a necessidade de cada instituição, o que contribui diretamente com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar na melhoria dos processos do controle e da segurança do paciente”, finaliza Sinara.