A segunda edição do Projeto Destino Certo, uma parceria do Bella Città Shopping Center e do Senac/Sistema Fecomércio, arrecadou uma tonelada de eletroeletrônicos, cerca de 2 mil lâmpadas fluorescentes, quase uma tonelada de pilhas e uma tonelada entre plásticos, vidros, latas e papéis. A coleta ocorreu durante um mês e terminou no sábado (30).
As empresas Cetric, Recycle e Repasso, especializadas na área de reciclagem e destinação correta de resíduos, são parceiras do projeto desde a primeira edição, realizada entre os meses de junho e julho de 2017. Nesta edição, o projeto contou ainda com apoio da prefeitura municipal, responsável pela doaçãode 600 mudas de chás e temperos.
Destinado à pessoa física, a segunda edição do Projeto teve seu olhar voltado à conscientização dos jovens das escolas municipais e privadas de ensino fundamental, médio e de ensino superior. “Estamos muito felizes com o resultado da campanha deste ano. Conseguimos atingir um público que está aberto a essas mudanças, mas que ainda precisa de muita informação para fazer o certo de forma certa. Já estamos ouvindo de pais sobre a preocupação de seus filhos em separar de forma correta o resíduo que é gerado em casa, para que tenha uma destinação certa” destacou a gerente Geral do Bella Città Shopping, Nadia Jeziorski Hartmann.
Mais de 1000 estudantes participaram de palestras realizadas ao longo do mês, com temas ligados às áreas de reciclagem, descarte correto e conscientização ambiental. Para a diretora da escola Senac Passo Fundo, Lisiane Tier Martins, oferecer essa conscientização aos jovens agrega ao perfil transformador e ao potencial de aprendizagem deles para fazer a diferença na sociedade e no meio ambiente. “Concluímos esse ciclo com a satisfação plena de desenvolver mais uma ação exitosa de desenvolvimento sustentável”, destacou a diretora.
A estudante do primeiro ano do ensino médio do Colégio Marista Conceição, Gabriela Ribeiro, de 15 anos, que participou de uma das palestras, relatou que são ações como estas que ajudam a conscientizar as pessoas de que uma mudança no modo de pensar e agir de cada um precisa acontecer o mais breve possível. “Se não ocorrer uma mudança no comportamento de cada um, danos mais graves podem acontecer no futuro, ou seja, é imprescindível que cada um se conscientize e cuide do meio ambiente”, relatou.
Exposição Projeto Destino Certo
Ao longo do mês, estudantes e clientes puderam conferir de perto para onde vão e como podem ser reaproveitados os materiais recolhidos pelas empresas parceiras durante o período da ação. A exposição “Projeto Destino Certo” apresentou um espaço onde a comunidade pode ver na prática como funcionam os processos de reciclagem dos materiais recebidos e em que eles podem se transformar.
Terceira edição
A terceira fase do Projeto Destino Certo deve acontecer no mesmo período de 2019. “Com certeza temos muito ainda para progredir e a ideia é seguir para alcançar cada vez mais adeptos de bons hábitos”, destacou Nadia.