Publicada nesta terça-feira (3) a portaria nº 463, do Ministério da Educação que autoriza a IMED a abrir 3 novos cursos em Passo Fundo. Os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção serão oferecidos a partir do próximo período e integram o Plano de Desenvolvimento Institucional 2018/2022 recentemente aprovado. O curso de Ciências Contábeis terá primeira turma a partir do segundo semestre deste ano.
Conforme o professor William Zanella, diretor acadêmico da IMED, o objetivo é formar profissionais capazes de propor soluções inovadoras para problemas reais. “A IMED tem uma proposta de aliar a formação teórica à prática desde o início dos cursos de graduação. Além de estimular cooperação, pro-atividade e agir com ética, cidadania e valorização da diversidade”, afirma.
Os novos cursos inserem-se na proposta de ensino centrado no estudante, em que este seja protagonista no processo de construção do próprio conhecimento, utilizando estratégias de aprendizagem ativa. Ensino híbrido, composto por aulas presenciais e atividades on line e a educação empreendedora, fornecendo as ferramentas necessárias para facilitar a aprendizagem.
Conforme Zanella, um dos desafios atuais da educação é como conectar e estimular a criatividade, empreendedorismo e autonomia, de forma problematizada e integrada, a fim de levar os aprendizes a criarem projetos e objetos que podem ter impacto social. “Queremos que nossos alunos consigam resolver problemas no meio em que estão inseridos e que as salas de aula sejam espaços para estimular a criatividade e a colaboração”.
Foram autorizadas pelo MEC 150 vagas para o curso de Ciências Contábeis e 120 vagas para cada curso de engenharia. Eles funcionarão na estrutura central da IMED, com suporte dos laboratórios já existentes, que receberão melhorias para atender as necessidades diversas das engenharias.