Audiência pública
Passo Fundo será sede de uma audiência pública organizada pelo Centran/RS nesta quinta-feira, dia 5 de julho. O tema a ser discutido é o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, conforme a lei federal 13.614, do então deputado Beto Albuquerque. A audiência será realizada no Auditório da Biblioteca da Universidade de Passo Fundo (UPF), das 8h às 12h e é uma determinação da nova legislação para que sociedade e estados participem e elaborem conjuntamente um plano de ações. Diante disso, a Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Passo Fundo, através do Núcleo de Educação para o Trânsito, chama a população a participar. Este debate é de grande importância, uma vez que uma das ideias iniciais é criar propostas que possa reduzir em 50% o número de vítimas do trânsitos nos próximos anos.
Gás mais caro 4,2%
A Petrobrás informou sobre novo reajuste de preço do GLP residencial e também para o GLP empresarial (para embalagens acima de 13 quilos). De acordo com as informações que as distribuidoras receberam da Petrobras, o aumento de preço será entre 4,2% e 4,6%, dependendo do polo de suprimento, tanto para o GLP empresarial quanto para o residencial, válido a partir de 0h de amanhã, dia 05 de julho, nas unidades da petroleira. Com o aumento, o ágio praticado pela Petrobras está em 25,45% em relação ao preço praticado no mercado internacional e o preço do GLP empresarial vai ficar 57,52% acima do valor cobrado pelo GLP residencial. Na avaliação do Sindigás, esse ágio vem pressionando ainda mais os custos de negócios que têm o GLP entre seus principais insumos, impactando de forma crucial as empresas que operam com uso intensivo de GLP.
Casas coloridas I
Socialização, trabalho em equipe e coordenação motora. Esses são alguns dos elementos que estão sendo desenvolvidos por alunos da rede municipal de ensino durante a Mostra Casa Espaço & Design que acontece até dia 8 de julho do espaço para exposições do Hipermercado Bourbon. No estande da Prefeitura de Passo Fundo na feira, eles estão sendo estimulados a montar uma casa com blocos gigantes de encaixe. Em pequenas equipes, cada um fica responsável por uma cor de blocos para a realização da montagem final da casa.
Casas coloridas II
Cada um na sua vez, eles montam primeiro a base, depois a estrutura que corresponde às vigas e então deixam as aberturas para janelas e porta, além, é claro, da instalação do telhado. Acompanhados de professores da Secretaria de Educação, eles aproveitam o momento e o espaço para interagir entre eles e com o público. Isso tem feito com que a experiência seja bem aceita pelos alunos. Pedro Oliveira, 12 anos, aluno do 4º ano da Escola do Hoje é um deles: “estou achando muito legal essa atividade, porque distrai a cabeça e ajuda a aprender a conviver com os colegas e a trabalhar em equipe”, ressalta.
Álbum de figurinha I
Em época de Copa do Mundo, o hábito de colecionar figurinhas e montar em álbuns torna-se uma tradição que circunda e integra diversas gerações. Foi com esse objetivo que a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em parceira com o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), criou e está distribuindo um álbum de figurinhas e uma cartilha que visam à educação em direitos tanto para pais, quanto para filhos. Com o slogan “Criança feliz é criança com direitos respeitados”, a cartilha traz informações úteis para pais e responsáveis conhecerem os direitos de crianças e adolescentes e a atuação da Defensoria Pública na defesa destes direitos.
Álbum de figurinha II
Entre as demandas que a Instituição atende, na área da Infância e Juventude, estão matrícula em creche ou escola de educação infantil, pedidos de medicamentos, leitos em hospitais, internações, defesa de adolescente em conflito com a lei, entre outras.Para as crianças e adolescentes, o material inclui um álbum de figurinhas baseado em ações do dia a dia que contribuem para o exercício da cidadania. Sempre que uma delas for concluída (como arrumar os brinquedos, ajudar com tarefas domésticas, ler um livro, pedir desculpas, etc.), a respectiva figurinha pode ser colada no álbum. A ideia é que o material seja distribuído pelos Defensores(as) Públicos(as) em escolas e durante os atendimentos às famílias.
Expectativa do Varejo
O comércio gaúcho vive a boa expectativa de incrementar as vendas nos próximos três meses a partir da liberação do saque de cotas do PIS/Pasep para todos os inscritos nos programas entre 1971 e 1988. A FCDL-RS prevê um incremento de até R$ 2,7 bilhões na economia estadual, sendo que 65% desse valor (R$ 1,7 bilhão) deve ser destinado ao consumo, alavancando o faturamento do varejo.
Desafio social
Neste ano, 492 cidades do Rio Grande do Sul foram desafiadas a participarem da corrente de solidariedade do Desafio Social - ação integrante do Dia do Desafio 2018. A atividade incentivou as pessoas a doarem seus calçados esportivos usados, como tênis e chuteiras, para crianças e adolescentes, com o objetivo de beneficiá-las e, também, como um modo de incentivá-las a prática de esportes. O resultado foi a arrecadação de mais de 5 mil pares, que serão repassados a entidades sociais locais de cada município participante.