OPINIÃO

Das cavernas o sonho de paz

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os meninos, presos numa caverna, premidos pela angústia de salvamento heróico, suscitaram um circuito de fraternidade que mostra o que é mais forte no ser humano: a solidariedade! O estágio que atinge as relações humanas no seu mais alto grau de dignidade é quando somos capazes de ver em cada pessoa, nas suas aflições, o sentir de nós mesmos. Mesmo em lugar tão distante, na Tailândia, as palpitações formaram este pulsar unânime, caminho de resgate pela felicidade. Vimos que o próximo é quem precisa de nós, sejam próximos ou pessoas distantes. Por isso, é preciso pensarmos que esse fundamento de grandeza, dando importância ao semelhante, com fraternidade, distante ou perto, é a maneira única de mudarmos o mundo. Felizmente foram todos salvos. Mesmo que isso não tivesse ocorrido, o valor da luta em ação ou pensamento pela ajuda mútua é a única forma de salvação da humanidade. Nas visualizações sobre formação dos povos continuamos ouvindo, alhures, que só a guerra, o sacrifício cruento, é capaz de fundar prosperidade e paz. Grande mentira. A paz só acontece, por óbvio, quando não há guerra, quando vencemos todas as formas de ódio apregoado por sua naturalização detestável.

 

O Congresso
No momento em que as atenções se concentravam na Copa do Mundo, várias tentativas assustaram o bom senso no encaminhamento de matérias no legislativo. Não faltaram tentativas, na calada da noite, visando aprovar medidas restritivas aos promotores, juízes e à polícia, no combate à corrupção. Aquelas idéias do tipo lei da mordaça. Com os alertas da vigilância e a seleção Canarinha voltando pra casa, a manobra de Renan Calheiros não vingou.

 

Imóveis
Crise no sistema de compra e venda de imóveis. A inadimplência, com a redução de renda de compradores e precarização dos projetos das incorporadoras aumentam a dificuldade. A pressão dos empresários no Congresso gerou a insensatez da proposta que reduz o direito do comprador. A multa rescisória dos contratantes, em torno de 20%, seria aumentada para 50%. A rejeição da proposta em uma das comissões acalmou os compradores em vias de desistência de contratos de aquisição.

 

Bomba e orçamento
Abre-se novo rombo orçamentário no governo federal. A recente aprovação que suplementa previsão de gastos, em 40 bilhões mostra a engrenagem solta na gestão. As corporações de funcionários públicos não querem saber de contenção salarial. A iniciativa privada já acusa retrações. Tudo isso complica para um país em arrocho. A quantia é considerada bomba orçamentária.

 

Palavras
A linguagem jurídica, especialmente quando envolve decisões na política, vem carregada de dificuldades para a compreensão popular. O que se fala da decisão do desembargador Favretto, é de que se trata mesmo de decisão teratológica – sem fundamento. A extensão do que seja o princípio da plausibilidade também precisa dialogar com o entendimento geral das pessoas. No momento parece firula, o drible que se aplica na lei.

 

Moto
É chocante pensar que o Brasil registra 56 mortes de motoqueiros todos os dias.

 

De tudo
O momento aponta para virada histórica, só superada pela Abolição da Escravatura. Aos poucos vão surgindo condenações, fruto da ação policial. Pela primeira vez o modal de enquadramento dos poderosos é eficaz também. Os bandidos de elite, por certo, sabem muito bem se defender, mas não podem mais andar folgados por aí. Finalmente se cumpre a advertência dos jurisconsultos romanos: “Iratus legem non videt, Lex videt iratum” - o irado (transgressor) não vê a lei, mas a lei vê o irado!

 

Mbappé

A seleção francesa vem mostrando que é a mais equilibrada e talentosa. Uma das diferenças em relação ao time brasileiro é entre seus ídolos. Exagerou-se em relação ao Neymar e esquecemos outros brasileiros muito bons, todos os atacantes. França tem Mbappé revelado que fez o que pode na última partida. Outros atletas, no entanto foram melhores. Por isso a França é Favorita.

Gostou? Compartilhe