Secretaria do Interior realiza trabalho de orientação em pequenas agroindústrias

O serviço de inspeção sempre prima pela qualidade dos produtos, saúde pública e sempre visando o bem comum da comunidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Secretaria do Interior da Prefeitura de Passo Fundo vem realizando um trabalho de orientação com os proprietários de pequenas agroindústrias de abate e fabricação de embutidos e laticínios. A ação tem como objetivo esclarecer quanto às normas existentes para a adequação desses estabelecimentos. Atualmente o município conta com a atuação de 19 estabelecimentos dessa natureza, sendo três frigoríficos e os demais sendo fábricas de embutidos e laticínios. 



Conforme a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a médica veterinária Bárbara Zago, o serviço de inspeção tem atuação na fiscalização da higiene, temperatura, acondicionamento dos produtos de origem animal e das dependências dos estabelecimentos, para posterior distribuição aos consumidores. “O serviço está para, antes de qualquer coisa, orientar a empresas”, salienta. E isso tem sido feito de forma gradativa na solicitação das adequações necessárias para a equiparação dos serviços para a adesão ao SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). 

De acordo com Bárbara, o serviço de inspeção sempre prima pela qualidade dos produtos, saúde pública e sempre visando o bem comum da comunidade – tanto no que se refere aos produtos, quanto pensando na geração de emprego e renda com as maneiras adequadas de produção.



Padrão estadual
Na semana de 25 a 29 de junho o setor de inspeção do Estado esteve em Passo Fundo fazendo uma auditoria com relação ao SUSAF, no sentido de verificar a atuação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no tocante às empresas registradas junto ao serviço. A ideia foi avaliar as práticas realizadas em nível municipal e sugerir as adequações aos padrões estaduais. Com a adequação ao padrão estadual as agroindústrias municipais poderão buscar novos mercados.

Gostou? Compartilhe