De volta às atividades neste semestre, o Cinematógrafo Cineclube de Passo Fundo promove mais um encontro quinzenal para falar sobre cinema. Nesta quarta-feira (18), às 19h30min, é a vez de exibir o filme “Meu Lugar para Anne”, do médico e escritor Jorge Alberto Salton. A sessão, que acontece no Sindicato dos Comerciários (Rua Morom, 1731), conta ainda com a presença do diretor do longa-metragem, para um bate-papo com os participantes. A entrada custa R$ 5.
“Meu Lugar para Anne” é o quinto filme produzido por Salton, com roteiro e direção também assinados por ele. Filmado basicamente com uma única câmera, o filme conta com a participação de diversos atores passo-fundenses e as locações são também, quase em toda sua totalidade, no município. Embora o filme mostre uma realidade local, a obra trata de um tema universal: os dramas e os dilemas das pessoas com familiares doentes que, nas imediações dos hospitais, aguardam o horário de visitas. A obra também destaca as repercussões desses dramas na vida dos profissionais de saúde. Entre os personagens da narrativa está uma mãe com o filho adolescente no CTI, um médico que vive dilemas pessoais e profissionais e um agrônomo que precisa escolher entre solucionar um problema individual ou um sofrimento coletivo.
Integrando o projeto Cine Sesc Brasil, o filme tem sido exibido em universidades de todo o país, especialmente em cursos e congressos da área da saúde. A duração é de 80 minutos, com classificação livre.
Sobre o projeto
O Cinematógrafo Cineclube foi criado em 2015 com o propósito de trazer a Passo Fundo parte da intensa produção cinematográfica que pouco circula no circuito comercial da cidade e aproximar o público do universo de produção de cinema, por meio de bate-papos com profissionais do audiovisual. As rodas de conversa acontecem logo após as exibições e centram-se na discussão acerca dos processos de realização de um filme.