O XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, que acontecerá em agosto de 2018, é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo e AOFFERS – Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul, com as chancelas internacionais do CIOFF, FIDAF E FEBRARP. Passo Fundo vai receber nessa edição do Festival, grupo de danças indígenas, que virá do Município de Vicente Dutra.
Grupo de Dança “Kanhgág Ag Goj” (Rio dos Índios)
O Grupo de Dança KANHGÁG AG GOJ (Rio dos Índios) é do Município de Vicente Dutra, e foi revitalizado em 12 de abril de 1999 por um grupo de Pajés e Anciões do Povo Indígena Kaingang, sendo naturais desta cidade de Vicente Dutra - RS. Esta sob a coordenação de Edson Sales Claudino. Iniciou-se, a revitalização de seus costumes e tradições que até aquele momento a sociedade dominante, proibia. Depois da conquista de um pequeno espaço com muita luta, veio a revitalização. E a dança tradicional do povo indígena Kaingang foi uma delas. Neste dia houve uma grande cerimônia para conscientizar aos guerreiros a importância da missão de revitalizar a alma e o espírito do seu povo, por meio da dança e do canto e gritos sagrados.
A partir de 2000 e até 2017 o grupo de Guerreiros Kaingangs (Kanhgág Ag Goj), continua a revitalização da alma e do espírito do povo Kaingang em todo o território do sul e sudeste do Brasil e com essa missão está sendo passada de geração a geração. Com o objetivo de luta e defesa daquilo que é essencial para a bem da vida humana e de todos os seres vivos da terra.
Por meio desta revitalização, houve uma grande convocação deste grupo para que os mesmos fossem em outras áreas indígenas do sul e sudeste do Brasil, afim de incentivar e revitalizar a esses grupos para que assim possam praticar e fortalecer seus costumes e as tradições de seu povo.
Os guerreiros Kaingangs (Kanhgág Ag Goj) é um grupo criado com o objetivo de realizar essa missão e dar força a alma e espírito de qual for a etnia ou tradição. E assim, tendo a confiança e a convocação de todas as lideranças indígenas do sul e sudeste do Brasil, para estar com os mesmos em suas lutas em defesa de seus direitos perante a constituição e a lei da vida.