OPINIÃO

Reminiscência

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Neste 21º Campeonato Mundial de Futebol FIFA 2018 todas as atenções se voltaram para a Rússia. O pífio desempenho da Seleção Brasileira não ofuscou o gosto da nação pelo esporte introduzido em solo pátrio no ano de 1894, quando o paulista Charles William Miller teria trazido a primeira bola. A efeméride teve repercussão redobrada na comunidade escolar que participou da Copa do Mundo 2018 de Getúlio Vargas. A iniciativa do poder executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, foi um sucesso. E também suscitou muitas lembranças.  

I I

Há vinte anos, as vésperas da Copa do Mundo da França todas as escolas da cidade e dos distritos participavam de um evento esportivo promovido pelo Colégio Estadual Antônio Scussel, com o apoio da Prefeitura e do Conselho Municipal do Desporto. O fato foi lembrado agora por motivos óbvios. Coordenador das seis edições da Copa do Mundo de Futebol Sete, ocorridos entre os anos de 1978 e 1998, o professor Édino Carlos Farias mantém no seu acervo farto material, incluindo as medalhas entregues aos integrantes das equipes finalistas.

I I I

O registro desta experiência bem sucedida ocorrida no século passado, e outras tantas, como os Jogos Abertos da Primavera podem ser conferidas no livro Memórias Esportivas: Lembranças e Curiosidades Getulienses, escrito pelo professor. A edição do dia 29 de maio de 1988 do semanário A Voz da Serra Getúlio Vargas registra a abertura da Copa do Mundo de Futebol Sete, que reuniu todas as equipes no Colégio Estadual Antônio Scussel. Na edição seguinte a manchete principal da página de esportes: Rodadas da Copa do Mundo da Antônio Scussel.

I V

Na conversa com o professor Édino na manhã de quinta-feira (12) a lembrança do não tão distante ano de 1998. Das 32 seleções que participaram da Copa na França a equipe anfitriã e as seleções do Brasil, Croácia e dos Países Baixos disputaram a final. E na mesma ordem conquistaram o primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares. Neste ano de 2018 o primeiro lugar foi disputado pela França e Croácia e o terceiro pelas seleções da Inglaterra e Bélgica.

Curtas:

# O deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP), pré-candidato ao governo do Estado realizou roteiro na região na quinta e sexta-feira (12 e 13).

# No início da manhã de sexta-feira Heinze fez uma palestra com o tema “Como fazer o Rio Grande forte outra vez” no sindicato Rural de Erechim.

# Às dez e meia à comitiva progressista foi recebida no gabinete do prefeito Maurício Soligo (PP).

# Às onze horas, no auditório Otávio Cyro Boff, do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Heinze se reuniu com associados, lideranças e empresários.

# A Câmara Municipal vai realizar em breve uma sessão solene alusiva aos 30 anos de fundação do Lar dos Idosos de Getúlio Vargas.

# A iniciativa foi da vereadora Deliane Assunção Ponzi (MDB) e foi aprovado por todos os integrantes da casa legislativa.

# O agricultor e empresário Elves Palkewich (PRB), que reside em Getúlio Vargas, é pré-candidato a Assembleia Legislativa.

# A convenção do PRB ocorre no dia 04 de agosto na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Dito & Feito:

Os associados do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Getúlio Vargas participam no próximo dia 23 de julho da assembleia geral ordinária de posse da diretoria, conselho fiscal e delegado, eleitos no último dia três. Para presidir a entidade sindical, que tem sede na cidade de Estação, foi reeleito Paulo Roberto dos Santos, com mandato até agosto de 2022.

 

Gostou? Compartilhe