OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

13º dos servidores municipais

Nesta sexta-feira, dia 20 de julho, a Prefeitura de Passo Fundo fará o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário aos servidores públicos. Com isso, haverá uma injeção de recursos na economia de Passo Fundo, o que deverá aquecer diversos setores, como por exemplo, o comércio. A antecipação da primeira parcela está prevista pela Lei Orgânica do município e o seu cumprimento está sendo garantido graças ao equilíbrio da administração municipal do somatório das receitas e despesas. A segunda parcela será paga no final do ano.

Aniversário de Passo Fundo I
A Prefeitura de Passo Fundo está concluindo os últimos detalhes das atividades comemorativas dos 161 anos da cidade. A Semana do Município terá uma programação intensa de 1º a 7 de agosto, além de outros eventos que irão se estender ao longo do mês de aniversário. A abertura oficial acontecerá no primeiro dia do mês, a partir das 14h, na Arena do Instituto Histórico, no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, com pronunciamento de autoridades, atrações artísticas e homenagens. 

Aniversário de Passo Fundo II
Outro evento já confirmado é o Jantar em homenagem a entidades que contribuíram com o desenvolvimento econômico de Passo Fundo, que ocorrerá no dia 4 de agosto, às 20h, na Casa do Bosque. Serão homenageadas as entidades Acisa, CDL, Sindilojas, Sinduscon e Sindicato Rural. Nos próximos dias a programação completa da Semana do Município será divulgada e poderá ser acessada no portal da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br). 

 

Moedas I
Parte da população brasileira ainda tem o hábito de guardar moedas em casa. Estudo divulgado ontem pelo Banco Central (BC) mostra que 19,3% da população guarda moedas por mais de seis meses. Além disso, 56,2% usam o dinheiro guardado no cofrinho para compras e pagamentos, mostra o BC, no estudo "O brasileiro e sua relação com o dinheiro". Segundo o BC, o dinheiro vivo ainda é o meio de pagamento mais utilizado pela população: 96,1% responderam que, além de outros meios, também fazem pagamentos em espécie. Na questão, os entrevistados podiam marcar mais de uma opção – 51,5% mencionaram cartão de débito e 45,5%, cartão de crédito.
Moedas II
Para compras de até R$ 10, 87,9% dos entrevistados preferem utilizar dinheiro. Esse índice diminui com pagamentos de maior valor. Para desembolsos de mais de R$ 500, a maior parte (42,6%) prefere cartão de crédito. No comércio, 75,8% dos estabelecimentos aceitam pagamentos no débito e 74,1% no crédito. Apenas 16,3% aceitam cheques. Segundo o comércio, os pagamentos em dinheiro representam 50% do faturamento, contra 55% registrados em pesquisa de 2013. O cartão de débito aumentou de 14% para 20% sua fatia no fluxo de caixa dos estabelecimentos. Já o uso de cheques diminuiu 2 pontos percentuais, passando para apenas 1%. As vendas feitas em cartão de crédito ficaram estáveis no período, com 25%.


Tio Hugo
A Administração Municipal de Tio Hugo iniciou nesta semana as obras de drenagem de uma vala as margens da RS 223 no perímetro urbano do município. A área que faz parte da faixa de domínio do DAER – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, acumula resíduos oriundos da parte central da cidade. A obra deve seguir nas próximas semanas, uma vez que o trabalho é complexo e exige a instalação de redes de drenagem. De acordo com o prefeito Gilso Paz a aquisição da tubulação já está em fase licitatória e o processo deve ser concluído em breve. A drenagem deverá solucionar o problema de acumulo de resíduos e mau cheiro do local.

Literatura em Diálogo
Um nova edição do projeto de extensão Literatura em Diálogo, ligada à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e ao curso de Letras do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Passo Fundo (UPF) e realizada em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, acontecerá no dia 4 de setembro, no Centro de Eventos da UPF, a partir das 19h20min. A temática central desta edição será a vida, a obra poética e a obra política do escritor Pablo Neruda. O Projeto de Extensão Literatura em Diálogo constitui-se numa atividade fundamentada, especialmente, nas teorias do crítico literário brasileiro Antonio Candido, estudioso que propõe analisar a Literatura na sua relação com as demais áreas do conhecimento, a fim de compreender a presença do externo no interno das obras.

 

Estado
O ministro da Educação, Rossieli Soares, anunciou que o Rio Grande do Sul está fora da lista de inadimplência do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, o Cauc, um cadastro mantido pelo Ministério da Educação (MEC) que norteia as transferências de verbas feitas a estados e municípios. De acordo com o ministro, a adimplência é pré-requisito fundamental para a transferência de valores relativos a projetos que envolvem aporte de órgãos federais, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Gostou? Compartilhe