Arte peruana em solo passo-fundense

Companhia Artística Essência Amancaes confirma presença no XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Festival acontece de 17 a 25 de agostoFestival acontece de 17 a 25 de agosto
Festival acontece de 17 a 25 de agosto
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais do que representar a diversidade cultural e folclórica peruana, a Companhia Artística Essência Amancaes divulga uma poderosa mensagem, que não poderia estar mais explícita. Amancaes, a bela flor nativa das colinas costeiras do Peru, é levada no nome do grupo como metáfora para a difícil realidade enfrentada por muitos jovens peruanos, uma vez que essa flor também cresce em situações adversas de pedras, nevoeiros e ervas daninhas. É com essa importante manifestação que, neste ano, a Companhia traz a beleza da arte peruana ao XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, que acontece 17 a 25 agosto.


O evento é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo e a Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul (AOFFERS), com aprovação do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e com a chancela de órgãos como o Conselho Internacional de Festivais Folclóricos (CIOFF), a Federação Internacional de Festivais de Dança (FIDAF) e a Federação Brasileira de Artes Populares (FEBRARP).


O grupo
A Companhia Artística Essência Amancaes foi fundada em 13 de julho de 2013, em Lima, capital do Peru, sob a direção geral de Gianfranco Bances Israel Galvan, a fim de difundir o folclore peruano, em nível nacional e internacional. Isso lhe permitiu ser um dos melhores grupos do seu país e mostrar o trabalho em festivais, restaurantes turísticos e empresas públicas e privadas.


Atualmente, a Cia é membro ativo do CIOFF Peru e, neste ano, será o único grupo de sua região a representar a instituição em festivais internacionais. O grupo conta com uma equipe de dançarinos artisticamente treinados e de professores altamente qualificados, com o objetivo de proporcionar apresentações folclóricas que disseminam suas danças e costumes através de encontros culturais, dentro ou fora do país, e ajudam os jovens a desenvolver suas habilidades e talentos.


O nome do grupo remete à flor de amancaes, nativa das colinas costeiras do Peru. Para eles, essa flor silvestre representa os jovens peruanos, justamente por crescer em situações adversas de pedras, nevoeiro e entre ervas daninhas. Para os jovens, essas condições equivalem às dificuldades e os perigos da sociedade de hoje, más amizades, drogas e falta de oportunidades. E, apesar de toda a natureza negativa, em meio a isso, nasce uma planta com flor e com sementes verdes que germinam no chão e, depois de cair, enraizadas no solo, garantem o nascimento de mais plantas.


Desta mesma forma, a Cia Essência Amancaes treina as crianças garantindo a continuidade do ensino. Também sugerem que seja ensinado aos jovens músicas folclóricas e danças usando técnicas contemporâneas e ballet, para que sejam formados com valores fundamentais para a realização de ensaios de forma sistemática, com disciplina e responsabilidade, e, assim, transmitir uma mensagem que podem transportar para o público e para lugares ao longo do tempo.

Gostou? Compartilhe