Pela quinta vez neste século XXI os eleitores irão às urnas para a escolha do Presidente da República, dos 513 deputados federais, e renovação de 2/3 dos integrantes do Senado. De igual modo dos governadores e deputados das 27 Unidades da Federação. As convenções para a escolha dos candidatos aos cargos executivo e legislativo ainda não ocorreram e os resultados de pesquisa para presidente e governadores mexem com o imaginário da nação.
II
Não menos comentado tem sido a representação regional no Palácio Farroupilha e Câmara dos Deputados. Diferentemente do que se viu nas eleições de 2002, 2006, 2010 e 2014, a região formada pelos 32 municípios da Amau deve contar com diversos candidatos para as duas casas legislativas. Com uma baixa densidade eleitoral a região distribuída entre os campos de Sertão e a margem dos Rios Pelotas e Uruguai representa apenas 2% do eleitorado rio-grandense.
III
No pleito realizado há quatro anos, 180 mil eleitores do território em questão estavam aptos a votar. Levantamento realizado no site da Justiça Eleitoral aponta que o número de brancos, nulos e abstenções nos 32 municípios superaram os 40 mil. O mesmo se deu em outras regiões do RS, e se depender da OAB/RS, o quadro deverá ser diferente em 2018. Com o slogan “Vote Consciente” a entidade vai lançar no dia 08 de agosto, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre, uma campanha inédita.
IV
A Subseção da OAB/RS de Getúlio Vargas e as outras 105 espalhadas pelo Estado vão replicar a campanha. O advogado Eliandro dos Santos, presidente da Subseção de Getúlio Vargas avalia como “importantíssima” a iniciativa. Ele manifestou a coluna que “o eleitor tem que saber que o voto tem grandes consequências”. Ainda: “É a única maneira de buscarmos mudar a crise atual, e como vivemos numa democracia, isso se dá através do voto consciente”. E arrematou: “E hoje, através da imprensa e, da Lei de Transparência, as informações estão mais acessíveis a todos”.
Curtas:
# Na sessão ordinária da Câmara de Sertão ocorrida no dia 16 foram apresentadas duas indicações para que a administração providencie melhorias na iluminação pública.
# A assinada pelos vereadores Tiago Serro (PP) e Daniel Maldaner (PP), solicita a recuperação da iluminação pública de toda a cidade.
# A outra, do vereador Alexandre Didoné (PSB), sugere a restauração da iluminação pública da Vila Santa Fé e na Cohab.
# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas vai encaminhar Moção de Louvor ao Sargento Darronchi e ao Soldado Kruger.
# A iniciativa das bancadas do PP e PTB é em reconhecimento aos integrantes da Brigada Militar que salvaram um bebê que estava se afogando com o leite materno.
# A convite da Amau, Uri e Prefeitura, João Augusto Ribeiro Nardes, vai estar em Erechim no dia 23 de agosto.
# O Ministro do Tribunal de Contas da União vai falar sobre governança, tema do estudo realizado nos últimos anos e apresentado em livro.
# Amigo dos ex. prefeitos Darcy José Peruzzolo e Milton Ênio Serafini, Nardes mantém vínculos com a região desde os tempos de deputado.
# O deputado Luiz Carlos Heinze (PP) foi o segundo pré-candidato ao Palácio Piratini a estar em Getúlio Vargas.
# “Como fazer o Rio Grande forte outra vez” pautou o encontro de Heinze com correligionários, produtores rurais e empresários na manhã de 13 de julho.
# O primeiro pré-candidato ao governo do Estado a visitar o município foi Jairo Jorge (PDT), em 28 de março.
Dito & Feito:
O prefeito Mauricio Soligo (PP) participou nos dias 16 e 17 de julho, em Porto Alegre, do Seminário Regularização Fundiária – A Nova Lei, seus Avanços e Desafios, promovido pela Famurs.