OPINIÃO

Fatos 27.07.2018

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Centrão e Alckmin

As articulações não indicam novidades no processo eleitoral. O Centrão, formado por DEM, PP, PRB, PR e Solidariedade, oficializaram, ontem, apoio à pré-candidatura do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República. O nome do vice-presidente continua sem definição. O empresário Josué Gomes (PR), filho de José Alencar (ex-vice-presidente de Lula), enviou carta em que afirma não aceitará o convite para ser candidato a vice. Gomes disse que rejeita a missão por "questões pessoais" apesar de se sentir “honrado” pelo convite. Por conta disso, os partidos apoiadores passam a sugerir outros nomes. O Solidariedade sugeriu para compor a chapa o ex-deputado e ex-ministro Aldo Rebelo (SP), e o PP queria a cadeira para o empresário Benjamin Steinbruch.

Sem renovação

Para quem espera renovação no Parlamento, pode dar com os burros n’água. Por conta da falta de recursos, os partidos (quase a totalidade) tem optado por distribuir o ‘dindin’ entre os candidatos que já possuem mandato. E, além disso, privilegiar candidatos a deputado federal. Do total, 30% ficará para candidatas mulheres. Se, os critério forem os mesmos, destinando valores só para candidatas com mandato, teremos muitas campanhas milionárias, considerando a baixa representação feminina no Parlamento.

Jairo Jorge

O PDT realizou ontem a sua convenção estadual, oficializando a candidatura de Jairo Jorge ao governo do Estado. Também foram oficializados os nomes do ex-prefeito Airton Dipp para deputado estadual e de Márcio Patussi, para deputado federal.

Bens

A desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha do TRF4 indisponibilizou bens no montante de R$ 16, 4 milhões de Jairo Jorge, como ex-prefeito de Canoas, do ex-secretário de saúde Marcelo Bósio, do ex-secretário adjunto da saúde Leandro Gomes dos Santos, da ex-vice-prefeita Lúcia Elisabeth Colombo Silveira e da empresa GSH- Gestão e Tecnologia em Saúde. A medida visa ressarcimento ao erário caso comprovada a denúncia do MPF em ação por improbidade. O agora candidato, disse que a medida e frágil e ficará comprovada sua inocência no caso.

Mudança

O médico Júlio Stobe, responsável pelo protocolo que conseguiu barrar as mortes por gripe H1N1 em Passo Fundo, em 2009, depois de 15 anos atuando como chefe da Emergência do HSVP, deixou a função. Dedica-se como médico no próprio hospital, com foco especial na direção da UFFS.

 

Gostou? Compartilhe