OPINIÃO

Marco Zero

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As atenções se despertam quando o assunto é Praça General Flores da Cunha. Ao anunciar o desejo de dar inicio ao processo de tombamento como patrimônio histórico do mais importante logradouro da cidade de Getúlio Vargas, a vereadora Cleonice Forlin (MDB) despertou um oportuno debate. Na Câmara, o vereador Elói Nardi (PP) teve aprovada indicação que sugere ao executivo o plantio de ciprestes na Praça, com o objetivo de recriar, através de podas artesanais, as formas e arco e animais, como no passado.
I I
A última remodelação da praça, que até as vésperas da emancipação do município se chamava 30 de Abril, ocorreu há pouco mais de uma década. A retirada de árvores, na maioria de ligustro, espécie exótica originária da China, mereceu inúmeras críticas.  No projeto o plantio de mudas de plátano canadense. Outras mudanças ocorreram no governo anterior quando foram instalados equipamentos de ginástica, novos brinquedos e a rampa de skate. O número de frequentadores da praça cresceu desde então, atestando a aprovação das mudanças que deixaram o local mais aberto e seguro.
I I I
Uma das primeiras medidas tomadas pelo engenheiro Severiano de Almeida em relação à urbanização da futura sede da Colônia Erechim foi reservar um quarteirão para a futura praça. Não por acaso no canto superior da área ladeada pelas Ruas 03, 04, 27 e 28 (atuais Borges de Medeiros, Jacob Gremmelmaier, Irmão Gabriel Leão e Dr. João Carlos Machado) foi instalado o Marco Zero, bloco de pedra com a Rosa dos Ventos em chapa metálica, ainda intactos. Não menos importantes, e clamando por manutenção, outros monumentos como o Busto de Getúlio Vargas e sua Carta Testamento.
I V
Na tarde de quinta-feira (26) a assessoria de imprensa enviou matéria informando que a administração quer fazer o resgate histórico da Praça Flores da Cunha. A motivação ocorreu após o prefeito Soligo (PP) e o vereador Elói (PP) terem visitado a Praça Municipal Tancredo Neves, em Victor Graeff, famosa pelas centenas de esculturas em ciprestes. Atendendo o convite o jardineiro da cidade que integra a Rota das Terras Encantadas esteve em Getúlio Vargas na terça-feira (24). A matéria dá conta que mudas de cipreste serão plantadas para no futuro darem forma a animais e arcos. A conferir o projeto


Curtas:
# O vereador Amilton Lazzari (MDB) reassume suas funções no legislativo de Getúlio Vargas na próxima quarta-feira (01).
# Durante a licença de noventa dias para tratamento de saúde, a vereadora Cleonice Forlin (MDB) ocupou a vaga do colega.
# Na sexta-feira (27) o Solidariedade realizou o pré-lançamento das candidaturas de Márcio Pavoni a Assembleia e Cláudio Janta a Câmara Federal.
# O evento partidário aconteceu a notite. no CTG Espora de Prata, em Erechim.
# O Secretário da Segurança Pública do Estado esteve com os prefeitos da Amau na quarta-feira (25).
# Durante o encontro realizado na sede da entidade anfitriã, a presença de juízes da Comarca de Erechim Ministério Público, Polícia Civil, Brigada Militar e Consepro.
# As demandas da segurança para a região foram apresentadas a César Schirmer (MDB) pelos prefeitos e autoridades.
# Na pauto a possibilidade da construção de um novo presídio com 600 vagas em Erechim orçado em R$ 36 milhões.
# A ampliação e melhoria do Posto do Instituto Geral de Perícias em Erechim também estiveram no centro dos debates.
# Schirmer lamentou a baixa adesão das cidades da região ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios com reflexos nas estatísticas que apontam a área com menor redução da criminalidade.


Dito & Feito:
A V edição do Fórum Norte Gaúcho do Milho reuniu centenas de produtores, acadêmicos e profissionais na manhã e tarde de sexta-feira (27). O evento, promovido pelo Sindicato Rural de Getúlio Vargas, contou com um seleto grupo de conferencistas.

Gostou? Compartilhe