Doação de sangue
Para marcar o Dia de Cooperar, a Unimed Planalto Médio abraçou uma ação, que visa a responsabilidade social nas comunidades em que a cooperativa está inserida, o programa Doador Fiel. O programa, em parceria com o Instituto Unimed ocorreu durante os dias 25/26/27 de julho no Hemopasso, onde colaboradores de forma voluntária realizaram doação de sangue. A ação, teve o intuito de promover a cultura da doação de sangue de forma regular, dentro da cooperativa. O engajamento dos colaboradores e o espírito de solidariedade reforçou dentro da empresa, que iniciativas voluntárias e contínuas são transformadoras na vida de cada pessoa.
Congresso
A presidente da AMEPLAN - Associação Médica do Planalto - Cristine Pilati, acompanhada da diretora científica da entidade, Sabrina Henrich, entregou ao vice-prefeito João Pedro Nunes, o projeto de apoio da Prefeitura à realização do 11º Congresso Médico Passo Fundo. O secretário de Transparência e Relações Institucionais, Édison Nunes também participou. As inscrições para o Congresso já podem ser realizadas, bem como os trabalhos científicos nos temas livres. Informações, programação, palestrantes e inscrições no site www.congressomedicopassofundo.com.br
De volta à rotina escolar
Após alguns dias dedicados a desfrutar do recesso escolar, os educandos matriculados em todos os segmentos de ensino oferecidos pelo Colégio Notre Dame retomaram, na segunda-feira (30), a rotina de aprendizados. Na ocasião, entre abraços e sorrisos, eles festejaram o reencontro com os colegas e os educadores, que os acompanham neste ano letivo. Para incentivá-los a aproveitar bem as próximas oportunidades para construir saberes, a Equipe de Gestão Escolar e Pedagógica estimulou-os a fixar um horário diário de estudos extraclasse. O primeiro passo para isso, de acordo com a psicopedagoga, Daniella Maciel, é organizar uma rotina de revisão de conteúdos, levando em consideração as habilidades de cada um.
Educação Infantil
O Grupo de Trabalho (GT) da Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB) lança, nesta quinta-feira (2), às 14h30, o estudo Perfil da Educação Pública no Rio Grande do Sul: educação infantil e ensinos fundamental e médio. A pesquisa será apresentada no Plenário Gaspar Silveira Martins, no Palácio Flores da Cunha, sede do Tribunal de Contas do Estado (Rua Sete de Setembro, 388, Centro Histórico, Porto Alegre).
O trabalho apresenta informações sobre a infraestrutura das escolas da rede pública da educação básica, os investimentos realizados por aluno, o desempenho no IDEB e a situação quanto ao cumprimento das metas 1 e 3 do Plano Nacional de Educação.
Museu Histórico Regional
O Museu Histórico Regional (MHR), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), inaugurou nesta terça-feira, 31 de julho, a exposição “História e patrimônio na cidade de Passo Fundo”. A exposição tem como objetivo promover uma reflexão a respeito da história de Passo Fundo e dos seus bens tombados, relacionando o que há de bem material e imaterial. Propõe-se, ainda, a incentivar os visitantes a avaliar sobre como esse mesmo patrimônio é capaz de representar as memórias e as identidades de diferentes grupos sociais. Além da exposição “História e patrimônio na cidade de Passo Fundo”, o público também pode visitar outra exposição do MHR, “26 anos do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo", em uma homenagem ao evento que ocorre novamente neste ano. O Museu está aberto de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e aos sábados e domingos, das 13h30 às 17h30. A entrada é franca.
Arte na Rua I
O artista visual Luiz Augusto B. Galera finalizou a segunda intervenção de arte urbana do edital Arte na Rua no muro de contenção do pátio da antiga estação férrea da Gare. Utilizando uma gama de cores que remetem à livre expressão da diferença e da importância da pluralidade na construção de uma sociedade livre. Assim, o muro sugere um movimento de ação e reação, ao sugerir agir para um mundo mais livre e reagir para que nenhuma injustiça seja cometida. Os artistas que tiveram seus projetos selecionados no edital recebem R$ 2 mil.
Arte da Rua II
A escolha dos vencedores se deu por uma comissão julgadora que avaliou a relevância conceitual e temática, o caráter público, a criatividade, originalidade e ineditismo e a viabilidade técnica. Para participar, os projetos precisaram apresentar algum dos seguintes temas: cultura local, com ênfase nas atividades culturais do município, cultura brasileira, preservação da paz e da segurança, preservação do meio ambiente ou inserção social. O primeiro trabalho concluído do edital foi do artista visual Tales Miletto, com o painel Amor de Mãe Natureza na Praça da Mãe, na avenida Brasil.