Boia Campeira tem a participação de 16 entidades tradicionalistas

O objetivo do evento é valorizar a culinária campeira e a cultura gaúcha através dos CTG's

Por
· 1 min de leitura
O tema este ano é resgatar o tropeirismo em Passo FundoO tema este ano é resgatar o tropeirismo em Passo Fundo
O tema este ano é resgatar o tropeirismo em Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em comemoração à semana do município ocorre amanhã (2) a IV Mostra da Boia Campeira, na Sede do Departamento Tradicionalista Simpasso, às 20h30. O evento é parte da programação de lançamento das atividades que ocorrem durante a Semana do Município. Este ano participam 16 entidades tradicionalistas da cidade.

 

Serão oferecidos 10 pratos típicos englobando todas as entidades. Dentre eles o tradicional churrasco, com carne de gado, suíno e ovelha e os pratos de boia campeira, costelão, porco à pururuca, porco de viagem, macarronada campeira, ovelha assada, carreteiro de charque e a feijoada. A preparação dos alimentos é realizada a partir da tarde de quinta-feira, com exceção de algumas entidades que já levam as refeições semi prontas, devido ao tempo de preparo. Os stands estarão nomeados com cada prato e as pessoas podem degustar à vontade. O jantar deve estar pronto às 21h.

 

O objetivo do evento é valorizar a culinária campeira e a cultura gaúcha. "A Boia Campeira dá a oportunidade de as entidades realizarem um evento junto, que é o que o movimento tradicionalista prega. É possível também a divulgação da cultura gaúcha através da representatividade das entidades tradicionalistas como um segmento da sociedade", comenta a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi.

 

Como continuação do evento, no dia 8 de setembro se iniciam os cafés de chaleira e a 3ª Edição do Rodeio do Planalto, no Parque da Roselândia. No dia 20 de setembro, a tradicional ronda crioula, o desfile militar e o desfile da Mostra da Cultura Gaúcha, no Parque da Gare. O tema este ano é resgatar o tropeirismo em Passo Fundo, desde sua fundação em 1857 até os dias de hoje.

 

Os ingressos para a Boia Campeira podem ser adquiridos nas entidades tradicionalistas, na Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (Sedec) e na Coordenadoria Regional de Educação. O valor é de R$25,00, limitado a 800 ingressos. 

Gostou? Compartilhe